74
Angola e Moçambique assinaram hoje em Maputo dois memorandos de cooperação destinados a reforçar a cooperação bilateral nos sectores espacial, das comunicações, das tecnologias de informação e comunicação, e da meteorologia.
A assinatura dos documentos pelos ministros Mário Oliveira, de Angola, e Américo Muchanga, de Moçambique, decorreu à margem da 5.ª Conferência Nacional das Comunicações onde também iniciaram os testes com o satélite angolano Angosat-2.
Segundo avança em nota o Gabinete de Gestão do Programa Espacial Nacional, o memorando para o sector espacial estabelece um quadro de cooperação para a partilha de conhecimentos, o desenvolvimento de capacidades técnicas e a promoção de iniciativas conjuntas ligadas à utilização de tecnologias espaciais para o desenvolvimento económico e social de ambos os países.
O segundo documento, voltado aos sectores das comunicações, das tecnologias de informação e comunicação e da meteorologia, prevê a troca de experiências, a cooperação técnica e institucional, assim como a promoção de boas práticas em áreas estratégicas para a transformação digital e a modernização dos serviços públicos.
O GGPEN refere que está a trabalhar com o Instituto Nacional das Comunicações de Moçambique, para implementar soluções de conectividade suportadas pelo satélite angolano Angosat-2, numa altura em que a Estação Terrena de Boane, em Maputo, já se encontra tecnicamente alinhada ao satélite Angosat-2, estando actualmente a receber sinais e a realizar os testes operacionais necessários.
Segundo o Gabinete, as equipas técnicas encontram-se a trabalhar no sentido de concluir a fase de testes e assegurar a activação plena dos terminais remotos.
Lançado em Outubro de 2022, o Angosat-2 é um satélite geoestacionário de telecomunicações de alta taxa de transmissão com capacidade de cobrir o continente africano, com maior ênfase para a região Sul e parte significativa da Europa Meridional.



