MTN supera Safaricom e torna-se no maior provedor de serviço de dinheiro móvel em África

MTN pretende liderar a construção de infra-estruturas digitais em África

Na sequência da divulgação dos números de utilizadores do seu serviço de dinheiro móvel conhecido como M-PESA, o maior provedor queniano de serviços de telecomunicações, Safaricom, anunciou que o serviço conta agora com um total de 51,7 milhões de utilizadores em todo o continente.

No entanto, esses números não foram suficientes para manter o título de maior serviço de dinheiro móvel em África.

Conhecido como MoMo, os serviço de dinheiro móvel da multinacional sul-africana, MTN, é agora o mais abrangente em África, contando com um total de 56,8 milhões de utilizadores em todo o continente. Uma mudança surpreendente, sobretudo considerando que o MoMo da MTN existe há apenas 2 anos e o M-PESA da Safaricom, existe há 15 anos.

Especialistas comentam que o rápido crescimento registado pela MTN com o MoMo deve-se, parcialmente, ao grande número de pessoas fora do sistema bancário e também pelo aumento da penetração de telemóveis celulares no continente.

Alguns dados estatísticos

  • O serviço M-PESA tem, de acordo com com o BITKE, cerca de 600 mil agentes, dentro e fora do Quênia, enquanto a MTN concentra 974 mil agentes, dentro e fora da África do Sul.
  • A receita da MTN para 2021 foi de 1,052 bilião de dólar, a M-PESA teve 1,3 bilião de dólar no mesmo período.
  • A MTN actua em 21 países, a Safaricom opera em 7.

 

“Nos nossos negócios de plataforma, mantivemos o impulso nos drivers de valor subjacentes. Para a MoMo, o número de usuários activos mensais (MAU) aumentou 22,6% A/A, adicionando 10,4 milhões de MAU, para 56,8 milhões. O valor da transacção na nossa plataforma MoMo aumentou em 56,8% para 239,4 biliões de dólares. O trabalho para separar estruturalmente o negócio de fintech está a progredir bem e agora deverá ser concluído até o final do segundo trimestre de 2022”, disse Ralph Mupita, presidente e CEO da MTN durante a apresentação dos dados relativos a 2021.

MoMo é parte da estratégia de mercado da MTN denominada “Ambition 2025”, o serviço é segmentado entre agentes bancários móveis, pagamentos, remessas, empréstimos e seguros. A MTN pretende expandir os seus negócios de fintech para que possam contribuir com pelo menos 20% da receita de serviços da empresa até 2025.

 

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