O poder das certificações de TI no mercado de trabalho angolano

Vagas de TI: melhor fazer faculdade ou certificações?

É um facto que o mercado de trabalho angolano está cada vez mais competitivo e exigente. Há um número crescente de empresas e organizações que, na busca de novos colaboradores e/ou consultores independentes, desejam (ou até mesmo obrigam) seleccionar aqueles que possuem determinadas certificações de programas reconhecidos.

Antes de contextualizar este assunto, gostaria de lhe apresentar esses dados tirados do site oficial da Cisco: “99% das organizações pesquisadas usam questões técnicas para tomar decisões de contratação; 91% dos empregadores acreditam que as certificações de Tecnologia de Informação (TI) são um indicador confiável de um funcionário bem-sucedido e 81% dos empregadores associam os detentores a uma maior qualidade e valor da contribuição no trabalho”.

Olhando para esses dados e para os inúmeros anúncios de recrutamento com exigência de alguma certificação, a realidade do mercado de TI em Angola mostra que, a pessoa que busca por certificação profissional tem mais probabilidade de alcançar destaque na carreira do que aquele que busca por um certificado de conclusão de curso. Por este motivo, os profissionais de tecnologia estão cada vez mais à procura de maneiras de se destacar e avançar em suas carreiras. Uma das maneiras mais eficazes de fazer isso é, sem dúvida, por meio da obtenção de um reconhecimento na área em que se actua e/ou pretende actuar.

Em Angola, assim como em outros mercados, o poder das certificações consiste no facto de estas terem um reconhecimento global com padronização de conhecimento. Ao estabelecer directrizes e critérios para a obtenção de certificações, as organizações de certificação ajudam a garantir que os profissionais a nível global tenham o mínimo de conhecimento em suas respectivas áreas de actuação.

new_cognito

Isso significa que os profissionais certificados têm uma vantagem competitiva significativa no mercado de trabalho.  Assim, uma empresa multinacional que queira estabelecer presença em Angola preferirá sempre profissionais detentores de conhecimentos padronizados para garantir que seus colaboradores trabalhem sobre a mesma base e mesmos padrões.    

Outro grande poder da certificação é a confiança e segurança no ambiente de trabalho: os profissionais certificados são reconhecidos por sua competência e conhecimento em áreas específicas de TI, o que proporciona uma sensação de segurança tanto para as empresas quanto para os clientes. Os profissionais certificados são vistos como activos valiosos que contribuem para o sucesso e a competitividade da organização.

Devido à preferência das organizações em profissionais certificados, a Multirede Angola formou, nos últimos anos, mais de 4.200 alunos em diversas tecnologias: TCP/IP, WiFi, Segurança, Gestão e Monitoração, Linux, Governança de TI – e fabricantes, como Cisco, Compuware e CheckPoint.

Portanto, o poder da certificação na jornada profissional não apenas valida a habilidade, como também molda o futuro da carreira. Ao optar pela certificação, abre-se portas para um crescimento contínuo e oportunidades de carreira ainda mais gratificantes.

new_cognito

Partilhar artigo:

Versao3 - Cópia

Somos um portal de notícias, voltado às tecnologias de informação e inovação tecnológica. Informamos com Rigor, Objectividade e Imparcialidade. Primamos pela qualidade, oferecendo aos nossos leitores, a inclusão tecnológica e a literacia digital

+(244) 930747817

info@pti.ao | redaccao@pti.ao

Mais Lidas

Últimos Artigos

Desenvolvido Por SP Media