O Serviço de Investigação Criminal (SIC) deteve nesta segunda-feira, 06 de Novembro, quatro cidadãos por envolvimento em mineração de criptomoedas no município de Cacuaco, em Luanda. De acordo com o porta voz do SIC-Luanda, Fernando Carvalho, entre os envolvidos constam três cidadãos chineses e um angolano.
O grupo, que foi detido em flagrante, furtava a energia da rede pública para a alimentar dezenas de mineradoras de criptomoedas encontradas pelos agentes do SIC no local do crime. Segundo Fernando Carvalho, que falava ao Novo Jornal, cada máquina usada para minerar criptomoedas pode consumir mais de 1.000 watts por hora, interferindo assim no sistema eléctrico nacional.
Recorde-se que o governo angolano apresentou, recentemente, uma proposta de lei sobre a mineração de criptomoedas, que proíbe “as actividades de mineração de criptomoedas e outros activos virtuais em território nacional”, e criminaliza “a posse ilegal de matéria de criptomoeda, a mineração de criptomoeda, a utilização indevida de licença de instalações eléctricas e a interferência no sistema eléctrico nacional”.
O porta-voz do Serviço de Investigação Criminal em Luanda avançou que os envolvidos responderão pelos crimes de exploração ilegal de moedas, branqueamento de capitais e furto de energia pública.