A STAR-GO empreendimentos junto dos seus parceiros, realizou nos dias dias 24 e 25 de Abril de 2021 no Xyami Shopping do Lubango, a 2ª edição do mini hackathon STAR-GO profissionalizantes, com vista a promoção do intercâmbio académico, fomento e aprimoramento do trabalho em equipa, estímulo a criatividade, estímulo ao empreendedorismo e a inovação.
Depois da 1ª experiência realizada em Dezembro do ano de 2020, esta edição reuniu 42 jovens de diferentes instituições de ensino, além de jovens que não estão inscritos em nenhuma instituição de ensino, que durante mais de 10 horas empregaram o seu saber para identificarem problemas e proporem soluções por meio da programação e design gráfico.
De acordo com a nota enviada ao Portal de T.I, a competição visou aprimorar o raciocínio lógico dos competidores, as habilidades de resolução de problemas e a habilidade de trabalhar em equipa, para além de elevar o nível de entusiasmo por actividades extracurriculares.
As equipas foram compostas por dois (2) a quatro (4) membros, que identificaram problemas e tentaram analisar e resolver em 10 horas. Os problemas identificados pelos concorrentes incluíam questões simples que envolvem soluções lógicas para problemas comuns de empregabilidade, habitação, segurança pública e agronegócio. As equipas que melhor atenderam aos critérios de avaliação foram declaradas vencedoras. Dentre os critérios de avaliação destacaram-se: A originalidade da ideia; viabilidade do projecto; perspectiva de monetização; experiência do usuário e funcionalidade.
No final do evento, todos os participantes receberam certificado de participação. Os três (3) primeiros classificados da competição receberam além de prêmios monetários, cursos e mentoria oferecidos pela STAR-GO e os seus parceiros, nomeadamente as empresas CMTTCH Soluções e Fênix Innovation. O valor total de premiação foi de 850.000 Kz (oitocentos e cinquenta mil kwanzas) distribuídos nas categorias de programação e design.
Para o concurso de programação:
1º Classificado – Dev Mind: 300.000 Kz;
2º Classificado – ISPH(Instituto Superior Politécnico da Huíla): 150.000 Kz;
3º Classificado IMPH (Instituto Médio Politécnico da Humpata): 100.000 Kz.
Escolha dos mentores: 150.000 Kz.
Enquanto que para a demonstração de design, foi atribuído o prêmio de participação de 25.000 Kz (vinte e cinco mil kwanzas) para cada participante, perfazendo 150.000 Kz para seis (6) participantes.
O mini hackathon STAR-GO profissionalizantes, consistiu em uma competição académica voltada para o desenvolvimento de softwares e soluções de design.
Já assistiu aos nossos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal clicando aqui !!!