As empresas de telecomunicações Unitel e a Huawei atribuíram, na última segunda-feira (21), 60 bolsas de estudo a estudantes universitários angolanos. A iniciativa enquadra-se no âmbito do programa “Sementes para o Futuro”, uma parceria entre as duas empresas, que visa dotar os bolseiros de práticas tecnológicas, de forma a impulsionar o crescimento das áreas de tecnologias avançadas no país.
De acordo com responsável para área social e cooperativa da Unitel, Cecília Fernandes, as aulas terão a duração de uma semana, e serão leccionadas na modalidade online, via Skype, onde os participantes aprenderão sobre temas como “internet das coisas, cidades inteligentes e outros”, assim como trocar experiências com outros estudantes. Segundo a Angop, Cecília Fernandes disse ainda que os universitários terão uma jornada tecnológica com acesso as redes de banda larga fixa e móvel, com incidência ao 5G e informática em nuvem.
O director de Relações Públicas e Institucionais da Huawei, Nilton Roque, revelou que a formação está orçada em 20 mil dólares norte-americanos por cada estudante e é extensivo a todos os países onde a empresa tem representação. Nilton Roque acrescentou que o custo da formação deste ano é mais baixo por estar a ser ministrada via online, considerando que nas formações passadas cada participante recebia 120 mil dólares norte-americanos.
Para o director da Huawei, Chu Xiaoxin, o programa Sementes do Futuro ou Seeds For the Future, que em Angola é implementado pela Unitel, visa alavancar o desenvolvimento de talento locais em TICs, assim como promover a partilha de conhecimento e a construção de comunidades digitais em diferentes países e regiões do mundo.
Já assistiu aos nossos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal clicando aqui !!!