46
O Presidente da República, João Lourenço, autorizou uma despesa de Kz 7,3 mil milhões para a modernização do principal centro de dados do Instituto Nacional de Segurança Social (INSS) e para a implementação de um centro de backup (disaster recovery), destinado a reforçar a continuidade dos serviços e a segurança da informação, de acordo com Despacho Presidencial n.º 228/26 publicado em Diário da República.
O documento refere que o actual centro de dados do INSS opera com infra-estruturas tecnológicas em fim de vida, situação que representa um risco elevado para a continuidade dos serviços, bem como para a protecção e segurança da informação.
Neste contexto, o despacho avança que a implementação do centro de backup permitirá assegurar a redundância dos sistemas e reduzir os riscos associados a eventuais falhas na infra-estrutura tecnológica do INSS.
A medida enquadra-se no Programa de Reforma da Administração Digital e Interoperabilidade, iniciativa que prevê a modernização das infra-estruturas tecnológicas do Estado, a digitalização dos serviços públicos, o reforço da interoperabilidade entre sistemas e a melhoria da prestação de serviços aos cidadãos.
O despacho formaliza ainda a abertura de um procedimento de contratação simplificada por razões de aptidão técnica para a aquisição dos serviços necessários à execução do projecto, cabendo ao Ministério da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social a condução e fiscalização do processo.



