A informação foi avançada nesta Terça-feira (15), pelo secretário de Estado para a Comunicação Social, Nuno Caldas Albino, durante a assinatura de um protocolo de cooperação entre o Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social (MINTTICS) e o Festival de Publicidade (FESTIPUB), firmado com o propósito de valorizar e promover os agentes publicitários a nível de todos os países lusófonos.
Ao discursar no acto de assinatura, o secretário de Estado referiu que a inauguração da Academia de Publicidade deverá ocorrer no final de Setembro e princípio de Outubro do corrente ano, acrescentando que a mesma funcionará nas instalações do Centro de Formação de Jornalistas (CEFOJOR), em Luanda e no Huambo.
De acordo com Nuno Caldas Albino, a iniciativa visa suprir as deficiências de quadros neste sector e garantir a robustez do mercado publicitário, proporcionando aos profissionais deste segmento abordagens práticas para complementar os seus conhecimentos teóricos.
“Durante alguns anos, devido à carência de quadros, Angola recorreu a empresas e agências internacionais para determinados trabalhos. Por essa razão, precisamos de quadros capacitados para atender a demanda”, disse o secretário, salientando que o objectivo é assegurar os quadros que já estão no mercado e capacitá-los, principalmente os oriundos das distintas universidades.
Nuno Caldas aproveitou a ocasião para reafirmar o compromisso do governo angolano com o mercado publicitário, ressaltando que, por meio do MINTTICS, o Executivo tem desenvolvido um conjunto de acções que visam melhorar a indústria publicitária nacional, desde o seu programa legislativo até a formação dos autores e quadros deste sector.
O FESTIPUB é uma iniciativa concebida para promover a criatividade no sector comunicação empresarial publicitária, premiando anunciantes, agências, produtoras e estúdios cujos trabalhos impulsionam o crescimento do mercado publicitário nacional e internacional.