A Telecom Egypt, primeira operadora integrada de telecomunicações do Egipto, e a Huawei Technologies anunciaram na última quinta-feira (12), na cidade de Cairo, a instalação e activação da primeira torre de telecomunicações africana totalmente ecológica.
Em nota, as empresas explicam que a torre feita de polímero reforçado com fibra é resistente ao vento e às altas temperaturas, tem aproximadamente 18 metros de altura e uma cerca de camuflagem especial feita de materiais ecológicos. Além disso, suporta antenas de rede sem fio e unidades de rádio com as mais recentes tecnologias de energias parcialmente alimentadas por células solares.
Com esta iniciativa, a Telecom Egypt torna-se a primeira operadora africana a instalar uma torre ecológica no continente. O director administrativo e CEO da empresa, Adel Hamed, frisou que, em comparação com as torres de telecomunicações normais, este tipo de tecnologia permite o menor consumo de energia e oferece a possibilidade de melhorar a qualidade ambiental.
“O material usado na construção da torre emite menos CO₂ que o aço. Essas novas tecnologias também contribuem para melhorar a qualidade do sinal em cerca de 20% em comparação com as antenas comuns, o que significa que menos estações-base precisam ser instaladas, resultando em um impacto ambiental menor e um passo adicional em direcção à sustentabilidade ambiental,” disse.
Por sua vez, Jim Liu, CEO da Huawei no Egipto, sublinhou que a sua empresa pretende fornecer conjuntos de tecnologias inovadoras para economizar energia, com a finalidade de construir um futuro sustentável de baixo carbono.
Já assistiu aos nossos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal clicando aqui !!!