A Africell está perto de lançar o seu serviço no segmento de dinheiro móvel (mobile money), que deverá chamar-se Afrimoney, à semelhança da nomenclatura dada ao serviço noutros mercados onde a empresa opera. Nesta altura, a quarta operadora de telefonia móvel em Angola encontra-se em fase de testes do novo serviço, com as previsões indicando que até Abril próximo o Afrimoney poderá ser apresentado ao mercado.
Segundo avança o semanário Expansão, citando o vice-governador do Banco Nacional de Angola, Pedro Castro e Silva, a Africell detém a licença de operar neste segmento desde Outubro de 2022 e, nesta altura, a empresa encontra-se a cumprir uma fase de testes de seis meses antes de ser lançada ao mercado. Os testes tiveram início com a recepção da licença do banco central.
Os testes, de acordo com o semanário, são feitos para aprimorar questões técnicas da aplicação e a inserção no ambiente regulatório angolano. O lançamento do Afrimoney deverá dar início a mais uma forte competição de oferta de serviços entre a Africell e a Unitel, sendo esta última a actual líder do mercado de pagamentos móveis.
Segundo Pedro Castro e Silva, o mobile money é um mercado que cresce tendo em conta a dificuldade de acesso às formas de pagamentos convencionais, nomeadamente os ATM. A migração para formas de serviços financeiros é um caminho evidente, devido à facilidade dos processos de acesso, a comodidade e rapidez do serviço. Apesar dos riscos da tecnologia que ainda continuam a colocar algumas reticências.
Já assistiu aos nossos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal clicando aqui !!!