Angola precisa descentralizar as infra-estruturas de internet para melhor atender as províncias

Angola precisa descentralizar as infra-estruturas de internet para melhor atender as províncias

A necessidade foi avançada ao Portal de T.I pelo presidente do Angola Peering Forum (AOPF), Darwin Costa, que falava durante a 4ª edição do AOPF que foi realizado na última semana em Luanda. De acordo com Darwin Costa, as principais infra-estruturas de internet ainda estão concentradas em Luanda, sendo necessário olhar para o país na totalidade para que se atendam todas as 18 províncias de forma linear e igual, pois, observa, Angola não é só Luanda.

“Neste momento, estamos muito focados em Luanda. E isso pode ser observado em várias vertentes: para a vertente dos cabos submarinos, que todos eles amarram em Luanda, para a vertente dos IXPs que ambos estão em Luanda e para a vertente dos ISPs, onde a maioria deles está em Luanda. Obviamente, há muitos ISPs que operam em outras províncias, mas o grosso deles está na capital do país. Portanto, temos que olhar para todo o país, porque Angola não é só Luanda, temos 18 províncias e todas têm que ser atendidas de forma linear e igual” disse.

Comentando sobre o estado actual da internet em Angola, Darwin Costa afirmou que o país registou um desenvolvimento positivo nos últimos anos. Para o presidente da AOPF, há sempre espaço para melhorias, mas o país não está mal posicionado em comparação com os outros países da região.

“Estive em Angola na altura em que o segundo cabo submarino amarrou no país, de lá para cá houve um desenvolvimento positivo. Obviamente, não dá para resolver tudo de uma vez, tem sido um desenvolvimento progressivo. O que posso dizer é que muito do conteúdo hospedado anteriormente no exterior do país, hoje já está em Angola. Portanto, acho que há sempre espaço para melhorias, mas não estamos mal de todo, sobretudo comparando com a região da SADC”, referiu.

Banner site PTI 729 X 90px_
new_cognito

A 4ª edição do AOPF decorreu de 8 a 9 de Dezembro, em Luanda, representou o retorno aos eventos presenciais, isto após dois anos de interrupção (2020 e 2021), devido às limitações impostas pela Covid-19, o que obrigou a realização do evento no formato virtual. O evento contou com a presença de vários especialistas nacionais e estrangeiros, tais como Sílvio Almada (AAI), Darwin Costa (AOPF), Iris Correia (Grupo Paratus), Filipe Coelho (TV Cabo), Maximino Paca (AnyConnect) Crisóstomo Mbundu (Angola Cables), Uesley Corrêa (Telecom Entrenamientos) e Abdoul Santos, consultor de telecomunicações.

 

Já assistiu aos nossos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal clicando aqui  !!!

Partilhar artigo:

Versao3 - Cópia

Somos um portal de notícias, voltado às tecnologias de informação e inovação tecnológica. Informamos com Rigor, Objectividade e Imparcialidade. Primamos pela qualidade, oferecendo aos nossos leitores, a inclusão tecnológica e a literacia digital

+(244) 930747817

info@pti.ao | redaccao@pti.ao

Mais Lidas

Últimos Artigos

Desenvolvido Por SP Media