No presente ano, o Ministério da Defesa Nacional, Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria (MINDENVP) pretende alocar 2,2 mil milhões de kwanzas, equivalentes a 2,4 milhões de dólares norte-americanos, à luz da taxa de câmbio média actual do Banco Nacional de Angola (BNA), para o “Centro de Dados e Plataforma de Software em Luanda”. A informação está ‘estampada’ no Orçamento Geral do Estado (OGE 2025), em vigor desde o dia 1 do mês passado.
Os dados do documento carimbado pelo Ministério das Finanças (MINFIN), aprovado na Assembleia Nacional a 19 de Dezembro do ano passado, mostram que o projecto está inserido no “Programa de Redimensionamento e Reequipamento da Defesa Nacional”, com despesas na ordem dos 112, 8 mil milhões de kwanzas (123,6 milhões de dólares).
À luz do programa supracitado, o “Centro de Dados e Plataforma de Software em Luanda” vai receber uma das maiores dotações orçamentais nos projectos inscritos no exercício económico 2025.
Na carteira do programa de redimensionamento e reequipamento do MINDENVP constam vários projectos ligados ao sector de telecomunicações/tecnologias. No âmbito desse programa, a Defesa Nacional pretende desembolsar 274 milhões de kwanzas (300 mil dólares) para o Laboratório de Metrologia e Equipamento de Manutenção Terrestre de Aeronaves.
De acordo com os dados do programa, o MINDENVP vai ainda implementar o “Laboratório de Meteorologia e Equipamento de Manutenção Terrestre de Aeronaves e Laboratório de Aferição de Munições e Mísseis”, com o montante fixado em 61,3 milhões de kwanzas (67,2 mil dólares).