Angola

BNA tenciona criar condições para emissão de moeda digital

O governador do Banco Nacional de Angola (BNA), José de Lima Massano, admitiu na última semana haver interesse por parte da instituição que dirige, em criar as condições básicas para a emissão de uma Moeda Digital do Banco Central (CBDC, na sigla inglesa) ao longo deste mandato.

A intenção, segundo o governador que falava em conferência de imprensa após a 109.ª reunião do Comité de Política Monetária, enquadra-se no âmbito da modernização dos instrumentos de pagamento.

Segundo avança o Jornal de Angola, José de Lima Massano pretende dar continuidade à modernização dos instrumentos de pagamento, com realce para os pagamentos móveis, mas também preparar as condições básicas para a emissão de uma CBDC do banco central angolano.

“Poderemos não ter ainda, no final deste ciclo, mas pelo menos queremos ter toda a avaliação técnica e, caso se decida pela sua emissão, também teremos as condições básicas para permitir que tal venha a acontecer”, disse o governador, citado pelo diário.

A primeira declaração do banco central angolano neste sentido foi feita em 2021 pelo então administrador do BNA, Pedro Castro e Silva, durante a Conferência Criptomoedas – Angola, realizada pela SP Media, detentora do Portal de T.I, em parceria com o grupo Media Nova.

Pedro Castro e Silva, que falava na cerimónia de abertura do evento, revelou na altura que o banco central tinha em curso um estudo para a implementação de moedas digitais emitidas pelo BNA. O estudo, segundo o governador, visava entender a implementação das moedas digitais, concretamente em relação àquelas que começaram a ser uma opção de alguns bancos centrais pelo mundo.

Quanto às críticas direcionadas por alguns indivíduos ao banco central, que o acusam de ser um dos principais obstáculos ao desenvolvimento das criptomoedas em Angola, Pedro Castro Silva esclareceu na altura que “o BNA nunca proibiu o uso deste tipo de moedas e nem diz ser ilegal, mas tem estado a informar que quem transacciona a moeda, que não é emitida centralmente, está a fazê-lo por sua conta e risco”.

 

Já assistiu aos nossos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal clicando aqui !!!

Ferreira Manuel

Ferreira Manuel é um redactor web em ascensão, no Portal de T.I, residente em Luanda, Angola. É estudante de Comunicação Social e entusiasta das criptomoedas e da tecnologia blockchain.

Itens Relacionados