China identifica poderoso vírus supostamente utilizado pelos EUA para espionagem à escala mundial

NSA desaconselha programadores a trabalharem com as linguagens C e C++

A China identificou uma poderosa ferramenta de espionagem supostamente criada pela Agência de Segurança Nacional dos EUA (NSA, na sigla inglesa), capaz de controlar equipamentos de internet em todo mundo e roubar grandes quantidades de informações dos usuários, segundo um relatório do Centro Nacional de Reposta a Emergências de Vírus Informáticos, citado pelo jornal chinês Global Times.

Trata-se do “NOPEN”, um vírus do tipo “cavalo de tróia” que segundo o jornal, tem sido utilizado principalmente pela NSA para roubar informações sensíveis e não só, acessar sistemas, destruir informações, redireccionar a comunicação de rede e visualizar informações de um dispositivo de destino.

De acordo com o relatório do centro, o vírus pode controlar remotamente a maioria dos servidores e terminais de rede existentes, que podem ser implantados manualmente por invasores ou remotamente através de plataformas de ciberataques pela NSA. O documento observa que a NSA utilizou o “NOPEN” para controlar um grande número de dispositivos de internet em todo o mundo e roubar dados privados de usuários, causando perdas inestimáveis em dados.

O “NOPEN”, segundo o relatório, caracteriza-se por possuir uma tecnologia complexa, funções abrangentes e uma forte capacidade de camuflagem, podendo se adaptar a uma variedade de arquiteturas de processadores e sistemas operacionais. A ferramenta também pode trabalhar em colaboração com outros vírus, sendo por isso um recurso típico para a guerra cibernética.

new_cognito

Especialistas em segurança da informática disseram ao Global Times que uma vez que o vírus infecta o dispositivo da vítima, activa o “modo camuflagem” e mantêm-se “escondido”, à espera do “código” para abrir a “porta de segurança”. O “NOPEN” é também capaz de converter o computador numa ponte para se infiltrar no grupo de trabalho da vítima e obter toda informação da empresa.

Documentos internos da NSA divulgados recentemente pelo grupo de hackers “Shadow Brokers”, indicam que o “NOPEN” é uma das armas mais poderosas utilizadas pelas Operações de Acesso Personalizado da NSA (TAO, na sigla inglesa) para atacar e roubar segredos.

As informações sobre a suposta ferramenta de espionagem norte-americana surgem após a NSA ter sido exposta por ter desencadeado vários ataques cibernéticos contra 47 países e regiões em todo mundo por 10 anos. Entre os alvos prioritários dos ataques estiveram vários departamentos do governo chinês, empresas de alta tecnologia e institutos militares.

Partilhar artigo:

Versao3 - Cópia

Somos um portal de notícias, voltado às tecnologias de informação e inovação tecnológica. Informamos com Rigor, Objectividade e Imparcialidade. Primamos pela qualidade, oferecendo aos nossos leitores, a inclusão tecnológica e a literacia digital

+(244) 930747817

info@pti.ao | redaccao@pti.ao

Mais Lidas

Últimos Artigos

Desenvolvido Por SP Media