Uma delegação da Airbus, composta por quadros seniores da empresa, visitou esta Sexta-feira (12) o Laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento de Soluções Tecnológicas Espaciais do Gabinete de Gestão do Programa Espacial Nacional (GGPEN).
Durante a visita, foram apresentadas as aplicações espaciais desenvolvidas no laboratório, nomeadamente a Tech-Ecologia, que está voltada para a monitorização de derrames de petróleo, a Tech-Gest, solução que permite monitorizar as infra-estruturas e obras de construção civil, e a Tech-Agro, solução voltada à monitorização da produtividade agrícola.
Foram igualmente apresentados alguns resultados alcançados pelo laboratório, tais como o prémio recebido pela solução Tech-Gest, que integra o Top 100 dos melhores projectos do mundo em inteligência artificial, focados nos Objectivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS), e a aplicação Tech-Agro, utilizada como objecto de estudo na dissertação de mestrado de uma estudante da Universidade Internacional do Espaço, em França.
No final da visita, a delegação mostrou-se impressionada e satisfeita com os resultados alcançados pelo GGPEN através das aplicações espaciais Tech-Gest, Tech-Agro e Tech-Ecologia.
A Airbus DS é uma empresa aeroespacial e bélica europeia, que opera em mais de 170 locais em todo o mundo. Em Angola, a sua actuação está voltada à capacitação dos técnicos do laboratório do GGPEN, no quadro do programa de mestrado em universidades de referência de França, bem como na concessão de acesso aos dados de satélite.