Descoberta base de dados com mais de 26 mil milhões de informações roubadas

Descoberta base de dados com mais de 26 mil milhões de informações roubadas

É já considerada “a mãe de todas as fugas de dados” de que se tem registo e não é para menos: a base de dados em questão possui 26 mil milhões de registos em 3.800 pastas, com cada pasta correspondendo a uma violação de dados separada relacionada a uma grande empresa.

O repositório foi descoberto por uma equipa liderada pelo investigador e proprietário da plataforma SecurityDiscovery.com, Bob Dyachenko.

A equipa acredita que o conjunto de dados, que superam 12 terabytes, inclui informações divulgadas em fugas de dados anteriores, mas que também tem dados novos que ainda não tinham sido publicados.

De acordo com os investigadores, milhões de novos registos encontrados neste repositório apontam para uma possibilidade muito alta de que grande parte dos dados sejam informações nunca antes vistas. Entre os registos estão nomes, e-mails e palavras-passe.

“O conjunto de dados é extremamente perigoso, na medida em que actores maliciosos podem estar a agregar dados para perpetrar um vasto número de ataques, incluindo o roubo de dados, esquemas de phishing sofisticados, ciberataques dirigidos e acesso não autorizado a contas pessoais e sensíveis”, comentou o Bob Dyachenko.

É esperado que entre os dados estejam registos duplicados, mas os especialistas consideram que isso não diminui a sensibilidade tão pouco a unicidade do caso, pois a base de dados inclui informação além de credenciais, tendo por isso um valor significativo para os malfeitores.

O repositório possui dados governamentais de países como EUA, Brasil, Alemanha, Filipinas, Turquia, entre outros.

No segmento empresarial, a principal visada, entre várias instituições, foi a tecnológica chinesa Tencent com 1.5 mil milhões de dados, seguida pela Weibo (504 milhões), MySpace (360 milhões), Twitter (281 milhões), Deezer (258 milhões), Linkedin (251 milhões), AdultFriendFinder (220 milhões), Adobe (153 milhões), Canva (143 milhões), VK (101 milhões), Daily Motion (86 milhões), Dropbox (69 milhões), Telegram (41 milhões).

Saiba aqui se os seus dados vazaram nesta ou noutras fugas e saiba como proteger a sua privacidade.

 

Partilhar artigo:

Somos um portal de notícias, voltado às tecnologias de informação e inovação tecnológica. Informamos com Rigor, Objectividade e Imparcialidade. Primamos pela qualidade, oferecendo aos nossos leitores, a inclusão tecnológica e a literacia digital

+(244) 930747817

info@pti.ao | redaccao@pti.ao

Mais Lidas

Últimos Artigos

Desenvolvido Por SP Media