Trata-se de dois inventores angolanos, Ricardo Figueiredo e Hélder Silva, que representarão a Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) na Feira Internacional de Ciências, a decorrer entre os dias 27 e 30 do corrente mês, na Alemanha, informou a ANGOP.
Os angolanos nascidos em Luanda e Cuanza Sul, respectivamente, vão expor dois projectos tecnológicos criados por si. É o caso do purificador de ar permanente, criado em 2020 por Ricardo Figueiredo, para dar resposta aos casos de Covid-19 e outras viroses, através de um mecanismo de incineração que permite a destruição dos vírus em locais com maior aglomerado de pessoas, como escritórios e salas de aula.
Por sua vez, o inventor Hélder Gomes vai apresentar a dimensão prática do teorema científico do físico teórico britânico Paul Dirac, tendo sido desenvolvido um dispositivo mecânico para a demonstração prática do referido teorema.
Os inventores rumam para a Alemanha esta semana. A partida está prevista para terça-feira (25), com o itinerário a prever uma pausa em Lisboa, Portugal. À Universidade José Eduardo dos Santos está incumbida a responsabilidade de custear as despesas da viagem, principalmente as referentes aos bilhetes de passagem.
Já assistiu aos nossos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal clicando aqui !!!