A Empresa Interbancária de Serviços (EMIS), desenvolveu e começou a implementar na passada segunda-feira(27), uma nova infraestrutura de pagamentos, designado Gateway de Pagamentos Online (GPO).
Com o objectivo de alargar a oferta de serviços e métodos de pagamento capazes de potenciar o comércio electrónico a nível nacional, a EMIS oferece por meio do GPO, três métodos de pagamentos, um através do Multicaixa (MCX) Express, outro por dados de cartão e o terceiro por referência. Nesta primeira missão, a EMIS apenas lançou o MCX Express, uma solução que viabiliza o pagamento de compras na internet com o cartão de débito doméstico de forma segura e mediante autenticação de cliente.
A plataforma tecnológica estabelecida e operada pela EMIS, é partilhada por bancos emissores e adquirentes participantes do sistema Multicaixa Express, que assegura novos métodos de pagamento para os comerciantes com lojas virtuais na internet.
De acordo com o presidente da Comissão Executiva da EMIS, José Gualberto de Matos, os outros dois métodos estão online, e em desenvolvimento. Contudo, explicou que o de pagamento com dados de cartão será reservado apenas a cartões de marca internacional com validação por “token”.
Já o método de pagamento por referência será, em tudo, idêntico ao actual pagamento de serviços, com a diferença de nele vir a ser oferecida a geração de referências pelo GPO, que deverá facilitar a integração “sites” (páginas de internet) dos comerciantes do método de pagamento mais seguro até hoje implementado pela EMIS.
José Gualberto de Matos, referiu também que, já estão preparados para os novos serviços perto de 10 bancos, como o BPC, Finibanco Angola, BNI, BIC, BCH, Banco Yetu, BMA, BCI, cujos cartões já podem ser usados no Gateway de Pagamentos Online.
O objectivo do método de pagamento online, segundo José Gualberto Matos, é promover o comércio electrónico, tendo em conta a actual fase da Covid-19. “O novo serviço de pagamento é de grande importância e vem em boa hora, porque os cidadãos não vão precisar sair de casa para efectuarem pagamentos, principalmente de encomendas feitas online”, reforçou o representante da EMIS.
Actualmente, a empresa tem cerca de um milhão de cartões com chip, um processo que continua a ser acelerado, no sentido de serem feitas mais conversões.
Fonte: Joarnal de Angola
Já assistiu aos nossos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal clicando aqui !!!