Empresas de transporte colectivo aderem ao sistema nacional de bilhética

Transportes públicos: utilizadores já podem emitir gratuitamente os passes electrónicos e sem sair de casa

Trata-se das operadoras TCUL, Macom, Viação Cidrália, Ango Real, Camcon, AngoAustral, Rosalina Express, Strang e Impala Xpress, que procederam na última semana a assinatura de contratos de adesão com a Empresa Nacional de Bilhética Integrada (ENBI), um acto que segundo o PCE da ENBI, Mário Nsingui, marca uma nova era na história dos serviços de transporte públicos e privados em Angola.

O contrato de adesão firmado, que abrange as províncias de Luanda e da Huíla, obriga as operadoras a instalar equipamentos destinados à recolha e transmissão de dados relactivos ao Sistema de Bilhética Electrónica, cuja instalação e regular funcionamento deverão ser validados pela entidade promotora (ENBI), antes do início efectivo da adesão.

Neste quadro, o acordo estabelece que as operadoras deverão assegurar a adequada manutenção dos referidos equipamentos embarcados e dos equipamentos de recolha e transmissão de dados instalados nas bases operacionais, sendo este serviço efectuado por uma empresa qualificada pela ENBI.

Por conseguinte, a ENBI obriga-se a garantir a actualização contínua do cadastro dos operadores, fornecer, mediante cobrança unitária, os bilhetes electrónicos para cada um dos motoristas, cobradores e fiscais, de forma a controlar e a permitir a operação do Sistema de Bilhética Electrónica.

Banner site PTI 729 X 90px_
new_cognito

Ainda no âmbito deste acordo, a ENBI passará também gerir a conta bancária do SNBI, realizar directamente ou através de agentes contratados, a venda dos créditos e dos bilhetes, bem como efectuar os pagamentos aos operadores nos prazos estabelecidos.

Segundo o administrador da Agência Nacional de Transportes Terrestre, Alberto Quengue, que testemunhou a cerimónia, a introdução deste novo mecanismo de controlo das operações e remuneração reflecte o compromisso contínuo e o interesse em garantir uma alocação eficaz e justa para os operadores de transportes colectivos.

“É um marco importante que surge a seguir ao lançamento do passe social, pois, a partir da assinatura deste instrumento, está formalizada a relação entre a ENBI e um dos principais stackholders do Sistema Nacional de Bilhética Integrada,” referiu.

 

Banner site PTI 729 X 90px_
new_cognito

Partilhar artigo:

Tags:

Versao3 - Cópia

Somos um portal de notícias, voltado às tecnologias de informação e inovação tecnológica. Informamos com Rigor, Objectividade e Imparcialidade. Primamos pela qualidade, oferecendo aos nossos leitores, a inclusão tecnológica e a literacia digital

+(244) 930747817

info@pti.ao | redaccao@pti.ao

Mais Lidas

Últimos Artigos

Desenvolvido Por SP Media