Humpata: estudantes criam moto eléctrica com materiais locais

Humpata-estudantes-criam-moto-electrica-com-materiais-locais

O protótipo foi desenvolvido por seis estudantes do curso de Energia e Instalações Eléctricas do Instituto Politécnico da Humpata, na Huíla, e foi apresentado nesta terça-feira (28) na feira de talentos do 5º Encontro Nacional das Escolas Associadas à UNESCO.

Em declarações à Angop, o coordenador do grupo, Faustino Jorge, afirmou que a motorizada é totalmente eléctrica e não precisa de combustível para a sua locomoção, dependendo unicamente da sua bateria recarregável.

“Para a execução do protótipo, todo feito com material local, gastamos mais de 400 mil kwanzas, desde os tubos, pneus, sistemas de iluminação entre outros. Usamos ainda elementos básicos como controlador para conduzir as variações das grandezas, como a tensão, a corrente, a velocidade e todo item no painel de controlo necessário no veículo”, explicou.

O coordenador realçou, no entanto, que como o país ainda não tem um mercado de materiais electrónicos para produzir motos eléctricas, o grupo de estudantes teve de reciclar alguns componentes, nomeadamente o alternador de um veículo, que foi transformado em motor.

O protótipo pesa 80 quilogramas e foi concebido para percorrer, inicialmente, 40 quilómetros/hora. Demora uma hora para carregar e pode fazer até três horas em movimento antes que seja necessário um novo carregamento.

Os jovens estudantes garantem que com os materiais adequados, as capacidades deste protótipo podem ser aumentadas e melhoradas, bastando para tal o investimento necessário para modernizar o veículo.

“Com um bom investimento, conseguimos importar material de fora de Angola e ter uma motorizada que pode atingir de 100 a 180 quilómetros/hora”, apontou o coordenador.

Para o professor Ingola Francisco, que acompanhou o processo de criação do veículo, este apoio pode vir da parte do governo através da cedência de bolsas de estudos aos jovens estudantes, para continuarem a desenvolver o projecto.

 

Partilhar artigo:

Somos um portal de notícias, voltado às tecnologias de informação e inovação tecnológica. Informamos com Rigor, Objectividade e Imparcialidade. Primamos pela qualidade, oferecendo aos nossos leitores, a inclusão tecnológica e a literacia digital

+(244) 930747817

info@pti.ao | redaccao@pti.ao

Mais Lidas

Últimos Artigos

Desenvolvido Por SP Media