INAMET identifica epicentro do tremor de terra que afectou seis províncias esta manhã

Governo vai ‘injectar’ 253 milhões de kwanzas com o programa de instalações sísmicas no país
O Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica (INAMET) informou ter registado nesta manhã de quarta-feira (5), precisamente às 08:42, um sismo de magnitude 5.4 na escala Richter nas estações sísmicas da rede nacional, cujo epicentro foi detectado no Oceano Atlântico, a cerca de 142 km da cidade de Namibe.
 
Além da província do Namibe, o INAMET confirma que o tremor de terra foi sentido também nas províncias de Benguela, Cuanza Sul, Huambo, Bié e Huíla, onde foram registados danos matérias.
 

Na cidade de Benguela, segundo o Novo Jornal, o tremor de terra causou desmaios e exigiu o abandono de edifícios, incluindo de instituições públicas. Um aluno do Colégio Williete, que presenciou este momento, afirmou para o Novo Jornal que o fenómeno foi sentido entre 15 a 20 segundos.
 
“Eu mesmo saltei da janela do quinto andar para um outro prédio, tenho a calça rasgada. Sei que os meus colegas desmaiaram”, reportou o aluno, enquanto o Instituto de Emergências Médicas socorria no local as pessoas tomadas pelo susto.
 
INAMET identifica epicentro do tremor de terra que afectou seis províncias esta manhã
Estudantes na rua devido ao tremor de terra que fez vibrar os edifícios na cidade de Benguela esta manhã – Créditos: Novo Jornal
 
Um tremor de terra é um fenómeno natural resultante de uma rotura no interior da crosta terrestre, correspondendo à libertação de uma grande quantidade de energia que provoca vibrações que se transmitem a uma vasta área circundante e, dependendo da sua intensidade, estas vibrações podem ser sentidas pelas pessoas.
 
Actualmente, o país conta com uma rede sísmica composta por cinco estações, constituídas por sensores que ajudam a transmitir em tempo real para o servidor central do INAMET informações de movimentação da crosta terrestre (placas tectónicas), distribuídas pelas províncias do Bengo, Cuanza-Sul, Moxico, da Huíla e da Lunda Norte.

Partilhar artigo:

Versao3 - Cópia

Somos um portal de notícias, voltado às tecnologias de informação e inovação tecnológica. Informamos com Rigor, Objectividade e Imparcialidade. Primamos pela qualidade, oferecendo aos nossos leitores, a inclusão tecnológica e a literacia digital

+(244) 930747817

info@pti.ao | redaccao@pti.ao

Mais Lidas

Últimos Artigos

Desenvolvido Por SP Media