88
A cidade do Luena, na província do Moxico, contará a partir desta sexta-feira com um parque de energia solar com uma potência instalada de 25,3 megawatts, podendo beneficiar até 59.483 pessoas.
Segundo avança o portal do Governo de Angola, o projecto consta do plano “Energia Angola 2025”, que prevê diversificar a matriz energética do país para assegurar que cerca de 82% da população rural tenha acesso a electricidade.
Com a entrada em funcionamento deste parque fotovoltaico, que conta com um total de 43.680 painéis solares, fica assegurado o fornecimento de forma ininterrupta de energia eléctrica a cidade do Luena.
O parque fotovoltaico do Luena consta de um total de sete, a serem construídos nas províncias de Benguela (Baía Farta e Biópio), Huambo (Bailundo), Bié (Cuito), Lunda-Norte (Lucapa) e Lunda-Sul (Saurimo), que entrarão em funcionamento até ao final deste ano.
Actualmente, a produção de energia eléctrica para abastecer a cidade do Luena é feita através da Central Hídrica de Tchiumbwe-Dala, com 12,4 megawatts disponíveis, Central Térmica Luena 2, com 4,4 megawatts, e Luena 3 (WARTSILA) com 10 megawatts.