MINEA firma acordo para construção de nova central fotovoltaica

Sonangol abre primeiro posto de abastecimento movido a energia solar

O ministério da Energia e Água assinou com a Masdar, empresa de energias renováveis dos Emirados Árabes Unidos, o acordo para o desenvolvimento de um projecto voltado a construção de um parque solar de 150 MW no município do Quipungo, província da Huíla.

De acordo com o ministro da Energia e Água, João Baptista Borges, trata-se de um investimento privado e terá uma capacidade solar que vai permitir atender não só a região onde se insere, como também vai permitir escoar capacidade para a província do Namibe.

“Nesta região Sul do país há uma escassez significativa de oferta de energia e onde ainda utilizamos a energia térmica, portanto vai ser também uma substituição para energia limpa”, explica.

O ministro avança que a Masdar vai fornecer energia à rede pública e aos consumidores privados e o fornecimento vai ser assegurado pela rede pública, num processo que será regido por um contrato de aquisição de energia que será assinado proximamente entre a Rede Nacional de Transporte (RNT) e o Operador do Parque.

O projecto, anunciado no último sábado (2), foi assinado à margem da COP 28 e deverá beneficiar 90 mil lares com o fornecimento de energia limpa no Quipungo. O projecto deverá, igualmente, apoiar significativamente a meta do país em aumentar a taxa de electrificação nacional para mais de 50%, até 2027.

FONTE: Angop

 

Partilhar artigo:

Somos um portal de notícias, voltado às tecnologias de informação e inovação tecnológica. Informamos com Rigor, Objectividade e Imparcialidade. Primamos pela qualidade, oferecendo aos nossos leitores, a inclusão tecnológica e a literacia digital

+(244) 930747817

info@pti.ao | redaccao@pti.ao

Mais Lidas

Últimos Artigos

Desenvolvido Por SP Media