480
O município do Saurimo, na província da Lunda-Sul, deverá contar, a partir deste mês, com uma central fotovoltaica com capacidade de gerar 26.13 megawatts de energia limpa, a informação foi avançada nesta semana pelo secretário de Estado para Energia, Arlindo Carlos.
De acordo com o secretário, que falava à imprensa após uma visita de constatação efectuada em diversas centrais localizadas naquela cidade, a Central Fotovoltaica do Saurimo está em fase de testes, devendo entrar em total funcionamento dentro de alguns dias.
“A central está numa fase de testes e nós esperamos que dentro de dez dias tenhamos ela em funcionamento, podendo, claro, esta entrada em funcionamento ser antecipada em função dos condicionalismos que podem ou não existir até este prazo”, disse.
A instalação de produção de energia solar, a cargo da empresa sul-africana Sun África e da angolana MCA Angola, possui 44.850 painéis solares que vão gerar os 26.13 megawatts, beneficiando 171 mil e 565 pessoas em Saurimo.
O secretário de Estado para Energia garantiu que, além de Saurimo, o Ministério da Energia e Águas aumentará também o fornecimento de electricidade em outras localidades, como Cacolo e Muconda, para ultrapassar o défice ainda existente na província.