O ministro da Energia e Águas, João Borges, testemunhou nesta quarta-feira (15) na vila mineira de Cafunfo, município do Cuango, província da Lunda Norte, a instalação do primeiro dos 60 parques solares enquadrados no projecto de electrificação rural.
Segundo avança a Angop, após a sua conclusão, o projecto terá uma capacidade de 265 megawatts (MW) de potência fotovoltaica e 595 MW de armazenamento em baterias, e vai beneficiar 60 comunas nas províncias do Bié, Lunda Norte, Lunda Sul, Malanje e Moxico.
A primeira fase do projecto vai abranger as províncias de Malanje, Lunda Norte, Lunda Sul e Moxico, e a segunda fase, com início previsto para o primeiro semestre de 2024, prevê abranger a província do Bié. O projecto prevê igualmente 202.657 ligações domiciliares.
Na província da Lunda Norte, o projecto vai beneficiar 74 mil e 368 famílias em 15 comunas. Na vila de Cafunfo, onde foi lançado o projecto, serão feitas 29.150 ligações domiciliares com sistema pré-pago.
Orçado em mais de mil milhões de euros, o projecto faz parte da estratégia do Plano Angola 2025, definida pelo governo, que visa levar a energia eléctrica limpa a áreas urbanas e rurais, através da expansão da rede eléctrica nacional e da construção de parques solares