A ministra de Educação, Luísa Grilo, anunciou durante o encerramento da 15.ª edição da Feira de Inovação Tecnológica do Instituto de Telecomunicações de Luanda (FITITEL), a criação de uma escola pública de telecomunicações para a província do Uíge.
De acordo com uma nota do MINTTICS, o processo da criação da referida escola encontra-se numa fase avançada e contará com a experiência do Instituto de Telecomunicações de Luanda para criar a mesma qualidade que um estabelecimento deste género exige.
Durante a FITITEL que decorreu entre os dias 12 e 14 deste mês, Luísa Grilo expressou felicidade depois de ter constatado que os jovens estudantes estão aprender sobre tecnologia e a aplicá-la na resolução dos problemas da sociedade, tendo sublinhado a existência de aplicações que podem ser usadas nas escolas, desde o ensino pré-escolar ao médio.
“Isso é bom, estamos a associar a aprendizagem ao conhecimento e a colocá-lo ao serviço dos outros subsistemas, isto é, a intercomunicabilidade nos vários níveis de ensino”, disse.
Depois de ver os projectos apresentados na FITITEL, a ministra mostrou a intenção do seu Ministério trabalhar com os criadores dos projectos expostos, para que possam ser utilizados nas várias escolas do país.
Um exemplo desta aplicabilidade é a plataforma para a inscrição online e correcção automática de provas, utilizado recentemente no último concurso público realizado em Luanda e no Cuanza Norte, que foi desenvolvida por estudantes finalistas do Instituto de Telecomunicações de Luanda.