Mercado africano de smartphones cresce 9%

As remessas de telemóveis inteligentes em África aumentaram 9% em 2024 e atingiram 74,7 milhões de unidades, superando o total de 68,7 milhões de unidades registadas em todo o ano 2023. Segundo o relatório da Canalys, o aumento sinaliza resiliência num contexto marcado pela volatilidade da economia global. 
As remessas de telemóveis inteligentes em África aumentaram 9% em 2024 e atingiram 74,7 milhões de unidades, superando o total de 68,7 milhões de unidades registadas em todo o ano 2023. Segundo o relatório da Canalys, o aumento sinaliza resiliência num contexto marcado pela volatilidade da economia global. 
 
Embora longe do recorde de 90,5 milhões de unidades registado em 2021, durante o período áureo das remessas impulsionadas pela pandemia, o aumento de 9% ano a ano é um sinal positivo resultante da redução da inflação que impulsionou o poder de compra e da expansão dos fornecedores em mercados emergentes, refere o relatório.
 
Desempenho dos principais mercados africanos em 2024
 
Norte de África
 
Entre os mercados do Norte de África, o Egipto continua a destacar-se e registou um crescimento de 12% no quarto trimestre de 2024, mantendo assim a sua tendência de crescimento pelo quarto trimestre consecutivo, devido à estabilidade fiscal daquele mercado.
 
Entretanto, neste ano os especialistas da Canalys prevêem alguma desaceleração neste mercado, visto que em Janeiro último o país impôs um imposto de importação de até 38,5% sobre telemóveis importados, para impulsionar a produção local e regular as importações, reforçando a necessidade de uma forte fabricação local.  
 
Argélia é outro mercado de destaque nessa região e, durante o período em análise, cresceu 11%, beneficiando-se das suas reformas económicas pós-2020.
 
Em regressão esteve o mercado de smartphones do Marrocos que caiu 34% no mesmo período, devido ao aumentou os preços e à redução dos gastos do consumidor, resultantes do aumento das taxas alfandegárias introduzidas no início de 2024.
 
África Subsaariana
 
Durante o quarto trimestre de 2024, o mercado de smartphones da Nigéria, o maior da região, caiu 1%, mantendo a participação regional do país em 14%. Contudo, segundo a Canalys, o ano 2025 poderá ser menos favorável ao mercado nigeriano, uma vez que as operadoras locais de telecomunicações pressionam para um aumento de tarifa de 100%, o que poderá desacelerar a procura por telemóveis.
 
O Quénia teve uma queda de 4% nas remessas no quarto trimestre de 2024, por conta das novas regulamentações introduzidas em Novembro de 2024 e que exigem a verificação de conformidade fiscal antes que os dispositivos possam se conectar a redes locais. A medida aumentou os requisitos operacionais para fornecedores e desacelerou as remessas de curto prazo.
 
Outro mercado relevante da África Subsaariana, a África do Sul, teve uma queda de 1% nas remessas no quarto trimestre. Segundo o relatório, a leve queda nesse mercado deveu-se à melhoria das condições económicas, taxas de juros mais baixas e maior confiança do consumidor.

Partilhar artigo:

Versao3 - Cópia

Somos um portal de notícias, voltado às tecnologias de informação e inovação tecnológica. Informamos com Rigor, Objectividade e Imparcialidade. Primamos pela qualidade, oferecendo aos nossos leitores, a inclusão tecnológica e a literacia digital

+(244) 930747817

info@pti.ao | redaccao@pti.ao

Mais Lidas

Últimos Artigos

Desenvolvido Por SP Media