Microsoft apresenta nova categoria de computadores Windows projectados para IA

Microsoft anuncia fim do suporte ao Windows 10
A Microsoft chama-os de PCs Copilot+ e descreve-os como sendo uma categoria de computadores Windows projectados para inteligência artificial (IA) e são, segundo a empresa, “os computadores Windows mais rápidos e inteligentes já construídos”, superando até mesmo o MacBook Air de 15 polegadas da Apple.
 
“Começamos um novo capítulo com a inovação da IA ​​no dispositivo. Imaginámos completamente todo o PC – do silício ao sistema operacional, da camada de aplicação à nuvem – com a IA no centro, marcando a mudança mais significativa na plataforma Windows em décadas”, refere a empresa.
 
Trata-se de uma nova arquitectura do Windows 11 que foi optimizada para uma nova configuração mínima de hardware, projectada para ter o máximo desempenho na interacção com a IA.
 

Os PCs Copilot+ trazem um novo e poderoso chip de silício capaz de processar mais de 40 triliões de operações por segundo, uma bateria que dura o dia todo e oferecem acesso aos modelos de IA mais avançados disponíveis.
 
Segundo a Microsoft, estes dispositivos são até 20 vezes mais poderosos e até 100 vezes mais eficientes para executar cargas de trabalho de IA, superando o MacBook Air de 15 polegadas da Apple em até 58% em desempenho multithread sustentado.
 
Outro recurso chamativo e exclusivo para os PCs Copilot+ é o Recall AI, uma nova ferramenta projectada registar tudo o que utilizador faz no seu computador. Composto por mais de 40 modelos de linguagem, o Recall AI ajuda o Windows a criar associações com imagens, textos, vídeos e áudios para que o utilizador acesse tudo o que viu ou fez no seu dispositivo, através da pesquisa do histórico.
 

Pelas suas especificidades, a Microsoft realça que os dispositivos PCs Copilot+ apresentam requisitos próprios de hardware para garantir o desempenho prometido, devendo possuir, no mínimo, um SSD de 256GB e um processador neural (NPU) integrado e 16GB de RAM.
 
Os primeiros PCs Copilot+ chegarão ao mercado a partir de 18 de Junho através da própria Microsoft e dos seus parceiros, entre os quais a Acer, ASUS, Dell, HP, Lenovo e Samsung. Relactivamente ao preço, a Microsoft assegura que os dispositivos custarão 200 dólares a menos do que dispositivos com especificações semelhantes.

Partilhar artigo:

Versao3 - Cópia

Somos um portal de notícias, voltado às tecnologias de informação e inovação tecnológica. Informamos com Rigor, Objectividade e Imparcialidade. Primamos pela qualidade, oferecendo aos nossos leitores, a inclusão tecnológica e a literacia digital

+(244) 930747817

info@pti.ao | redaccao@pti.ao

Mais Lidas

Últimos Artigos

Desenvolvido Por SP Media