O Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social (MINTTICS), por via do Instituto Nacional de Fomento da Sociedade de Informação (INFOSI), apresentou nesta quinta-feira (16), em Luanda, o “Projecto de Implementação da Infra-estrutura da Cloud Nacional de Angola”, para alavancar os serviços de computação em nuvem em todo país.
De acordo com uma nota publicada pelo MINTTICS, o projecto visa promover o desenvolvimento digital, melhorar a percepção do cidadão sobre a governação e eficiência, cultivar talentos locais em TIC, bem como estabelecer uma base para a transformação digital nos mais variados sectores do país.
O projecto, a ser operacionalizado pelo MINTTICS e a empresa multinacional Presight, resulta de um memorando de entendimento assinado entre o Governo de Angola e dos Emirados Árabes Unidos, em Dezembro de 2021, tendo sido também acordado, na altura, o desenvolvimento de um plano director de 3 anos para a digitalização de Angola.
Prevista para estar totalmente concluída em 15 meses, a infra-estrutura contará com 2 andares pré-fabricados de data centers modulares, que vão albergar 204 armários de servidores de alta disponibilidade, construídos numa área de 860 metros quadrados, no distrito urbano do Camama.
A “Infra-estrutura da Cloud Nacional de Angola” é uma nuvem governamental unificada, construída sobre os data centers do governo, com capacidade para oferecer mais de 80 serviços ecológicos, assim como para permitir a inserção das antigas e novas aplicações na nuvem governamental.
Já assistiu aos nossos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal clicando aqui !!!