MINTTICS: instituições que não reportam os incidentes informáticos devem ser responsabilizadas

Angola-Estrategia-Nacional-de-Ciberseguranca-estara-aberta-a-consulta-publica-nos-proximos-tempos

O director nacional para as Políticas de Cibersegurança do Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social (MINTTICS), Hecdiantro Mena, lamentou recentemente a falta de cultura de divulgação dos incidentes informáticos por parte de muitas instituições, um facto que, segundo o director, tem comprometido o fornecimento de dados estatísticos relativos aos ataques cibernéticos no país, tendo reiterado por isso a necessidade de se responsabilizar as instituições que não sigam os protocolos de reporte previstos por lei em caso de incidentes informáticos.

“Realmente, temos visto que muitas instituições não divulgam quando sofrem um incidente informático. Tem acontecido que, quando somos solicitados para dar estatísticas relactivas aos ataques cibernéticos, nós não temos dado essas estatísticas, não temos estatísticas fiáveis, porque muitas instituições não as divulgam”, respondeu Hecdiantro Mena quando questionado sobre “o que o MINTTICS está a fazer para mudar a falsa sensação de segurança cibernética que se vive no país”.

MINTTICS defende responsabilização das instituições que não reportam os incidentes informáticos

Créditos: Kinfumu Gaspar

new_cognito

De acordo com o director, que falava no palco do Cybersecur Summit 2022, a solução passa por responsabilizar as instituições que não divulgam os incidentes informáticos que registam, uma medida que, aliás, já vem prevista nos artigos 15º e 16º da lei 7/17 de 16 de Fevereiro, referente a Lei de Protecção das Redes e Sistemas Informáticos.

“Há a necessidade de responsabilizarmos as instituições quando surge um incidente e não reportam. Há a necessidade de trabalharmos, de fazer e implementarmos políticas, para que possamos ter um espaço seguro e para que as instituições possam reportar quando registarem esses incidentes”, destacou.

O Cybersecur Summit é um evento promovido pelo Portal de T.I e CyberSecur que visa promover a abordagem crítica sobre segurança cibernética e partilhar conhecimento sobre perícia digital, segurança cibernética e sobre os crimes informáticos à luz do novo código penal angolano. Esta segunda edição, realizado de 8 a 9 de Novembro de 2022, contou com mais de 20 oradores e diversos expositores nacionais e estrangeiros ao longo dos dois dias programados para este que é já o maior evento de cibersegurança em Angola.

 

new_cognito

Já assistiu aos nossos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal clicando aqui  !!!

Partilhar artigo:

Versao3 - Cópia

Somos um portal de notícias, voltado às tecnologias de informação e inovação tecnológica. Informamos com Rigor, Objectividade e Imparcialidade. Primamos pela qualidade, oferecendo aos nossos leitores, a inclusão tecnológica e a literacia digital

+(244) 930747817

info@pti.ao | redaccao@pti.ao

Mais Lidas

Últimos Artigos

Desenvolvido Por SP Media