Angosat-2 assegura comunicações essenciais ao Centro de Vigilância Marítima de Luanda

Angosat-2-assegura-comunicacoes-essenciais-ao-Centro-de-Vigilancia-Maritima-de-Luanda-ggpen

O satélite de comunicações Angosat-2, operado pelo Gabinete de Gestão do Programa Espacial Nacional (GGPEN), está a servir de infra-estrutura para disponibilizar serviços de telecomunicações essenciais ao funcionamento do Centro de Vigilância Marítima de Luanda, inaugurado nesta terça-feira (16) pelo Presidente da República, João Lourenço.

De acordo com o GGPEN, o centro tem instalado uma antena VSAT em banda K.U para o cumprimento desta missão. A instalação da antena resulta de um trabalho conjunto entre o Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social e o Ministério da Defesa Nacional, Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria.

Segundo o ministro da Defesa Nacional, Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria, João Ernesto dos Santos, o centro vai garantir a protecção da exploração dos recursos marítimos e a segurança das comunicações, e vai funcionar em coordenação com os centros do Soyo, Lobito e Namibe.

“O centro representa um passo firme na implementação dos objectivos da reestruturação, do redimensionamento e reequipamento das Forças Armadas Angolanas (FAA)”, afirmou o ministro, que disse esperar que o mesmo corresponda às expectativas do sector.

A instalação insere-se na estratégia do Executivo de dotar a Marinha de Guerra Angolana de meios modernos, para melhor responder aos desafios do sector, incluindo a protecção da Zona Económica Marítima Exclusiva do país, de cerca de 200 milhas náuticas.

Localizado na Estrada Nacional Nº 100, no bairro Ramiros, município de Belas, o centro possui sala de operações, salas de trabalho e de reuniões, recepção e auditório. Tem também todos os serviços de apoio para funcionar 24 horas, com dormitórios, copa, lavabos e uma área de manutenção das redes técnicas.

 

Já assistiu aos nossos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal clicando aqui  !!!

Partilhar artigo:

Somos um portal de notícias, voltado às tecnologias de informação e inovação tecnológica. Informamos com Rigor, Objectividade e Imparcialidade. Primamos pela qualidade, oferecendo aos nossos leitores, a inclusão tecnológica e a literacia digital

+(244) 930747817

info@pti.ao | redaccao@pti.ao

Mais Lidas

Últimos Artigos

Desenvolvido Por SP Media