No mês de Fevereiro do ano em curso, a Rede Multicaixa registou uma movimentação de 61 mil milhões de kwanzas num total de 4,4 milhões de operações efectuadas. A informação consta do boletim mensal da Empresa Interbancária de Serviços (EMIS) compilado no segundo mês de 2025.
O relatório da EMIS, consultado pela equipa do Portal do T.I, aponta que, de maneira global, houve um aumento no número de movimentos realizados e também no montante transaccionado nessa funcionalidade, cujo pedido pode ser feito numa plataforma digital (Mobile Banking) ou com o cartão físico nos Terminais de Caixa Automático (ATM).
Segundo as informações estatísticas da EMIS, o valor movimentado por via de levantamentos sem cartão registou um crescimento ligeiro de 1,2% em comparação com o montante transaccionado no primeiro mês de 2025. Porém, o aumento das verbas movimentadas é mais robusto numa comparação com o período homólogo do ano 2024.
Comparativamente ao montante movimentado em levantamentos sem cartão em Fevereiro do ano passado, o crescimento registado é “de longe” mais expressivo, tendo se verificado um aumento na ordem dos 54,8%.
O número de operações efectuadas também registou um aumento em comparação com os períodos transactos. Por exemplo, o aumento registado em relação ao mês de Janeiro foi menos de 1%, ao passo que, comparativamente ao período homólogo de 2024 o crescimento esteve acima dos 60%.
Lançado ao mercado financeiro em 2018 para a massificação dos pagamentos electrónicos em Angola, as operações de levantamento sem cartão são processadas através duma referência de 10 dígitos e por um pin de três números.
De acordo com o boletim mensal da EMIS, durante o mês de Fevereiro do ano em curso, o movimento transacional registou uma quebra 1% em relação ao mês anterior e um crescimento de 39,7% em relação ao mês homólogo. O valor processado foi de 2.866,79 mil milhões Kz, traduzindo-se numa quebra de 5,9% em relação ao mês anterior e um crescimento de 21,6% em relação ao mês homólogo.