Falando no evento inaugural da nova estação meteorológica aeronáutica do Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, o secretário de Estado dos Transportes Para o Sector Aéreo e Marítimo, Carlos Borges, referiu que a infra-estrutura representa um passo tecnológico importante na medida em que vai permitir melhorar a informação de voo às tripulações, a nível da aviação civil, ao mesmo tempo que vai garantir a integração tecnológica do sector em Angola e do país com o resto do mundo.
De acordo com o secretário de Estado, a nova estação vai reforçar a preocupação com a segurança e vai reforçar a preocupação em informar os operadores sobre as condições meteorológicas de um determinado aeroporto. Segundo Carlos Borges, a nova estação não beneficiará apenas Angola, pois vai dotar o país de informações meteorológicas que poderão ser partilhadas com outros países e outros operadores que atravessam o espaço aéreo nacional.
O Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro é o primeiro a receber uma nova estação meteorológica aeronáutica entre os três aeroportos contemplados com essa infra-estrutura, estando os outros dois, do Lubango e do Moxico, na fase de instalação das novas estações.
O projecto enquadra-se no programa de modernização e melhoria das capacidades dos serviços meteorológicos prestados pelo Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica (INAMET), e conta com a parceria da Meteo France Internacional (MFI, na sigla francesa). A operacionalização das novas estações será assegurada por quadros nacionais que, segundo o director técnico do Projecto de Modernização do INAMET pelo MFI, Fabrice Claverie, estão a ser formados em três diferentes países, nomeadamente Angola, Portugal e França.
Já assistiu aos nossos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal clicando aqui !!!