Número de fraudes feitas por via de cartões Multicaixa duplicou em 2022

BAI investiga aluguer de cartões Visa Kamba e anuncia medidas restritivas

Segundo os dados divulgados nesta terça-feira (13), pelo administrador executivo da Empresa Interbancária de Serviços (EMIS), Joaquim Caniço, as fraudes feitas por via de cartões Multicaixa duplicaram em 2022, tendo sido registado um aumento de 4.587 de ocorrências, em comparação com os 2.294 registados em 2021.

Quanto ao número de fraudes feitas via Multicaixa Express, o administrador, que falava durante a apresentação do projecto “Cidadão Digital”, revelou que houve uma redução significativa, de 594 fraudes em 2021 para 170 em 2022. A redução, explicou, deve-se aos esforços e medidas que a empresa está a desenvolver junto dos utilizadores, informou a Lusa.

Por sua vez, Duano Silva, outro administrador executivo da EMIS que também esteve presente na apresentação do projecto, apontou a troca de cartões multicaixa a partir dos caixas automáticos e a clonagem de cartões como algumas das fraudes que têm maior incidência no país. Contudo, garantiu que a EMIS tem estado a trabalhar para mudar o quadro actual.

“E com o reforço que fizemos em investimentos, alteramos a tipologia de cartões com a introdução de um novo tipo de cartões que têm um pequeno chip, onde tem a informação e por ser inviolável reduz muito o número de fraudes com a clonagem de cartões”, explicou.

new_cognito

Neste sentido, Duano Silva assegurou ainda que a EMIS tem feito muitos investimentos para garantir a protecção das contas bancárias dos clientes que estão associadas à plataforma Multicaixa Express.

 

Já assistiu aos nossos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal clicando aqui  !!!

Partilhar artigo:

Versao3 - Cópia

Somos um portal de notícias, voltado às tecnologias de informação e inovação tecnológica. Informamos com Rigor, Objectividade e Imparcialidade. Primamos pela qualidade, oferecendo aos nossos leitores, a inclusão tecnológica e a literacia digital

+(244) 930747817

info@pti.ao | redaccao@pti.ao

Mais Lidas

Últimos Artigos

Desenvolvido Por SP Media