A Cassava Technologies, do magnata das telecomunicações do Zimbábue, Strive Masiyiwa, anunciou planos para construir a primeira fábrica de Inteligência Artificial (IA) de África, um centro de dados alimentado por tecnologia de computação de IA da NVIDIA.
De acordo com a empresa sediada no Reino Unido, esta instalação permitirá que empresas, governos e pesquisadores africanos acessem capacidade de computação de IA de última geração, auxiliando-os na criação de produtos mais inteligentes e na optimização de operações.
“Ao usar esta fábrica de IA segura e de alto desempenho, empresas e governos africanos podem desenvolver soluções locais para desafios locais, permitindo que os africanos construam, treinem, dimensionem e implantem IA em um ambiente seguro e em conformidade com as regulamentações globais e locais”, refere a Cassava.
A fábrica será equipada com supercomputadores e softwares necessários para treinamento de IA, garantindo que os dados permaneçam dentro das fronteiras de África. A Cassava pretende usar computação acelerada e software de IA da NVIDIA, seguindo as arquiteturas de referência do NVIDIA Cloud Partner nos seus centros de dados da África do Sul até junho de 2025, com a previsão de expandir esta tecnologia para outros centros de dados sedeados no Egipto, Quénia, Marrocos e Nigéria.
Na visão da Cassava, a NVIDIA, que conta com uma capitalização de mercado de quase 3 triliões de dólares, é a parceira estratégica por ser uma fornecedora de software e hardware de inteligência artificial que projecta e fornece unidades de processamento gráfico (GPUs) e interfaces de programação de aplicativos para ciência de dados e computação de alto desempenho.