139
Uma equipa internacional de pesquisa conjunta liderada pelo Laboratório de Redes Fotónicas do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação e Comunicação do Japão (NICT, na sigla inglesa) alcançou um recorde em largura de banda de transmissão em fibra óptica de 37,6 tera hertz (THz), o que permitiu também um novo recorde de taxa de dados de 402 terabits por segundo em uma fibra óptica padrão disponível comercialmente.
Em comunicado, a equipa explica que o recorde foi alcançado com a construção do primeiro sistema de transmissão de banda O para U do mundo, capaz de efectuar transmissões DWDM em uma fibra óptica padrão disponível comercialmente, obtida com tecnologia de amplificador projectada sob medida.
A demonstração de transmissão, refere o anúncio, utiliza 6 variantes DFA para ganho em bandas O/E/S/C/L com amplificação Raman discreta (banda U) e distribuída, junto com novos equalizadores de ganho óptico para modelagem de perfil em bandas O/E.
“Um sinal DWDM de banda larga compreendendo até 1.505 canais cobrindo 275 nm (37,6 THz), de 1.281,2 nm a 1.649,9 nm, através das bandas O, E, S, C, L e U foi transmitido por 50 km de fibra óptica com pico de absorção de água suprimido. Altas taxas de dados foram alcançadas usando modulação de amplitude em quadratura (QAM) de polarização dupla (DP) com até 256 símbolos por constelação”, pode ler-se.
A equipa espera que a tecnologia recentemente desenvolvida contribua significativamente para expandir a capacidade de comunicação da infra-estrutura de comunicação óptica, “pois os futuros serviços de dados aumentam rapidamente a demanda”.
Os resultados deste experimento foram aceites como um artigo pós-prazo na 47ª Conferência Internacional sobre Comunicações por Fibra Óptica (OFC 2024) e os detalhes da pesquisa podem ser encontrados aqui.