A OpenAI informou ter chegado a um acordo para trazer de volta Sam Altman como CEO da empresa, poucos dias após o conselho da empresa o ter despedido.
“Chegamos a um acordo de princípio para Sam Altman retornar à OpenAI como CEO com um novo conselho inicial composto por Bret Taylor (presidente), Larry Summers e Adam D’Angelo. Estamos a colaborar para acertar os detalhes. Muito obrigado pela vossa paciência com isso,” anunciou a OpenAI no X.
We have reached an agreement in principle for Sam Altman to return to OpenAI as CEO with a new initial board of Bret Taylor (Chair), Larry Summers, and Adam D’Angelo.
— OpenAI (@OpenAI) November 22, 2023
We are collaborating to figure out the details. Thank you so much for your patience through this.
A notícia sobre o retorno de Sam Altman, surge um dia após vir a público uma carta aberta em que 599 dos 770 funcionários da OpenAI exigem a demissão de todo o conselho administrativo que despediu o Sam Altman, sob pena dos signatários da carta abandonarem a OpenAI e seguirem o antigo líder na Microsoft, que até ontem já tinha sido oficializado como novo membro da Microsoft junto com outros colegas saídos da OpenAI.
Segundo a Reuters, para ter o antigo CEO de volta, a OpenAI concordou, em princípio, em desfazer parcialmente o conselho de administração que havia demitido Sam Altman, permitindo a entrada do ex-co-CEO da Salesforce, Bret Taylor, do ex-secretário do Tesouro dos EUA, Larry Summers, e do CEO e actual director do Quora, Adam D’Angelo.
“Gosto da OpenAI, e tudo o que fiz nos últimos dias serviu para manter esta equipa e a sua missão unidas. Quando decidi ingressar na Microsoft no domingo à noite, ficou claro que esse era o melhor caminho para mim e para a equipa. Com a nova directoria e o apoio Satya Nadella, estou ansioso para retornar à OpenAI e desenvolver a nossa forte parceria com a Microsoft,” escreveu Sam Altaman no X.
i love openai, and everything i’ve done over the past few days has been in service of keeping this team and its mission together. when i decided to join msft on sun evening, it was clear that was the best path for me and the team. with the new board and w satya’s support, i’m…
— Sam Altman (@sama) November 22, 2023
O regresso de Sam Altman à OpenAI marca uma nova reviravolta num dos temas que desde o último final de semana vem movimentando a indústria tecnológica e o sector da inteligência artificial (IA) em particular.
Recorde-se que Sam Altman foi demitido na última sexta-feira (17), na sequência de um processo de revisão deliberativa por parte do conselho da OpenAI, que concluiu que o ex-CEO da empresa “não era consistentemente sincero nas suas comunicações com o conselho”.
Nesta segunda-feira (20) O CEO da Microsoft, Satya Nadella, anunciou que Sam Altman entraria para a Microsoft (principal financiadora da OpenAI), para liderar uma nova equipa interna de inteligência artificial.
Segundo Satya Nadella, o antigo presidente da OpenAI, Greg Brockman, que se demitiu em protesto à demissão de Sam Altman, também faria parte da equipa juntamente com outros quadros saídos da OpenAI. No entanto, esta nova reviravolta pode ser a garantia final de que o êxodo de quadros da OpenAI para a Microsoft não vai mais acontecer.