A Tech-Gest, uma solução tecnológica de observação da terra desenvolvida pelo Gabinete de Gestão do Programa Espacial Nacional (GGPEN), foi nesta Quinta-feira, 4 de Maio, distinguida como uma das 100 melhores do mundo, pelo Centro de Pesquisa Internacional sobre Inteligência Artificial (IRCAI), órgão afecto à Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura.
O reconhecimento foi anunciado durante a cerimónia de premiação, que teve lugar na cidade de Nova Iorque, nos Estados Unidos da America. Na ocasião, a solução foi categorizada como um projecto excelente, por reflectir o 9º e 11º Objectivo de Desenvolvimento Sustentável da ONU referentes à “Indústria, Inovação e Infra-estrutura” e “Cidades e Comunidades Sustentáveis”, respectivamente.
Falando ao Portal de T.I sobre a recente distinção, o director-geral do GGPEN, Zolana João, manifestou a sua satisfação, argumentando que “este prémio representa vários anos de trabalho árduo, rigor, dedicação, espírito de equipa e muita disciplina”, o qual, realçou, “não teria sido possível alcançá-lo sem o apoio do Ministério das Telecomunicações, Tecnologias e Comunicação Social”.
Créditos: D.R
A Tech-Gest é, na prática, uma aplicação espacial que recorre às imagens de satélites actualizadas e de alta resolução para a monitorização de infra-estruturas, gestão de activos, detecção de mudanças e mapeamento do uso e ocupação dos solos.
O GGPEN, no âmbito da Estratégia Espacial Nacional 2016-2025, tem igualmente desenvolvido outras soluções tecnológicas de observação da terra como a Tech-Ecologia, uma solução para monitorização de derrames de petróleo, e a Tech-Agro, uma solução criada para a estimativa da produtividade agrícola.
O Global Top 100 do IRCAI é uma iniciativa realizada para avaliar soluções de todos os continentes que contribuem para os ODS, criando assim uma plataforma para apresentá-las ao mundo e ajudá-las a se tornarem mais eficazes e impactantes.