88
A TelCables Europe, subsidiária da Angola Cables, estabeleceu uma parceria com a euNetworks Fiber UK Limited, empresa europeia de infra-estruturas de largura de banda crítica, para alargar o acesso a roteamentos directos e indirectos de baixa latência através da sua “Ponte Atlântica” de cabos submarinos e redes parceiras.
Segundo um comunicado citado pelo Subtelforum, o acordo permitirá aos clientes da TelCables conectarem-se à rede intermunicipal e transfronteiriça da euNetworks que cobre 17 países europeus, além da cobertura de rede existente da Telcables na América Latina, EUA, Médio Oriente, África e Europa.
A colaboração oferece acesso a uma rede de cabos submarinos com mais de 33 mil quilómetros e a uma rede de parceiros de 50 mil quilómetros, complementada pelos roteamentos diversos e directos de baixa latência da Angola Cables, refere o documento.
Ao todo, a infra-estrutura conjunta abrange mais de 930 data centers on-net e mais de 230 rampas de acesso em nuvem, integradas no backbone global da empresa angolana. A parceria permitirá aos clientes da TelCables expandirem significativamente o alcance das suas redes, sobretudo na região FLAP-D (Frankfurt, Londres, Amesterdão, Paris e Dublin), caracterizada pela elevada procura de largura de banda e soluções de baixa latência.
Para o director executivo da TelCables Europe, Samuel Carvalho, a parceria reforça a visão de posicionar Lisboa como uma verdadeira ponte atlântica, ligando a Europa Central às Américas e a África através de um ecossistema digital de alta capacidade e sem descontinuidades.
“Ao combinar os extensos sistemas de cabos submarinos e de parceiros da TelCables com a ampla presença europeia da euNetworks, podemos oferecer um acesso à rede mais amplo, rápido e resiliente a clientes na Europa, Brasil, EUA, África e Médio Oriente. Juntos, estamos a permitir que empresas e prestadores de serviços se expandam para novos mercados e acelerem a transformação digital em regiões estabelecidas e emergentes”, acrescentou.
O referido comunicado destaca que a euNetworks detém e opera 18 redes metropolitanas de fibra óptica ligadas a um backbone de alta capacidade com 45 mil quilómetros de extensão, cobrindo 53 cidades europeias. A empresa é descrita como uma referência na conectividade de centros de dados com ligação directa a mais de 580 infra-estruturas deste tipo em todo o continente europeu.
Conforme reportado pelo Portal de T.I, a TelCables Europe foi lançada ao mercado em Outubro de 2024, para servir como unidade europeia da Angola Cables e dar suporte à sua rede global em expansão.
Na altura, a Angola Cables declarou que além de servir como uma ponte digital para outros países de língua portuguesa no mundo, a TelCables Europe forneceria uma ampla gama de soluções digitais para clientes na Europa e no Mediterrâneo, incluindo peering, serviços de nuvem, serviços de voz e soluções de interconectividade.

