Google lança primeira região de nuvem em África

Google lança primeira região de nuvem em África

A Google informou nesta quarta-feira (31/01) a abertura das operações da sua primeira região de nuvem em África, localizada em Joanesburgo, África do Sul.

“Hoje, anunciamos que a região de nuvem de Joanesburgo, na África do Sul, está pronta para uso dos clientes. Empresas de todas as dimensões em todo continente têm agora acesso a serviços de alto desempenho, seguros e de baixa latência”, lê-se no comunicado.

A Google também afirmou que realizará um evento em Joanesburgo ainda este ano para lançar formalmente a plataforma Google Cloud na região. Oferecerá também uma demonstração em primeira mão do seu potencial transformador para as empresas africanas.

Com a adição da região de Joanesburgo, a rede totaliza agora 40 regiões de nuvem e 121 zonas, que juntas fornecem serviços da Google Cloud para mais de 200 países e territórios em todo o mundo.

Como todas as regiões da Google Cloud, a região de Joanesburgo está conectada à rede segura da Google, que compreende um sistema de cabos de fibra óptica subterrâneos e marítimos de alta capacidade em todo o mundo. Isto inclui o sistema de cabos submarinos Equiano, recentemente concluído, que liga Portugal, Togo, Nigéria, Namíbia, África do Sul e Santa Helena.

“Além da infra-estrutura e dos serviços, estamos comprometidos em fornecer às pessoas e às empresas capacitação e treinamento nas mais recentes tecnologias de nuvem e práticas de negócios sustentáveis”, informa a nota.

A gigante da tecnologia junta-se agora à Oracle, Microsoft Azure e Amazon Web Services que têm regiões de nuvem na África do Sul, onde provedores de nuvem operam data centers, permitindo que as empresas utilizem os recursos para fornecer acesso a serviços como sistemas de gestão de chaves, armazenamento em nuvem e mecanismos de computação.

Em 2022, a Google também anunciou que construiria locais dedicados de interconexão em nuvem em Lagos (Nigéria), Nairóbi (Quénia) e Cidade do Cabo (África do Sul), cidades que conectarão os usuários da rede local à rede da Google.

 

 

Já assistiu aos nossos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal clicando aqui !!!

Partilhar artigo:

Somos um portal de notícias, voltado às tecnologias de informação e inovação tecnológica. Informamos com Rigor, Objectividade e Imparcialidade. Primamos pela qualidade, oferecendo aos nossos leitores, a inclusão tecnológica e a literacia digital

+(244) 930747817

info@pti.ao | redaccao@pti.ao

Mais Lidas

Últimos Artigos

Desenvolvido Por SP Media