Membro da Assembleia dos Estados Membros da Organização Internacional das Telecomunicações por Satélite (ITSO, na sigla inglesa) desde 2017, Angola participou de 28 a 30 de Junho último na 40ª sessão da Assembleia dos Estados Membros da ITSO que, nesta edição, abordou questões voltadas ao futuro e às disposições operacionais, tais como financiamento global das actividades da ITSO pela Intelsat e a apresentação de informações fidedignas a ITSO pela Intelsat.
A participação de Angola na ITSO assenta no eixo 4 da Estratégia Espacial Nacional 2016-2025, e sendo membro dessa organização, o país poderá, dentre outros, contar com os seguintes benefícios:
- Assistência técnica da Intelsat, enquanto segundo maior provedor de serviços de telecomunicações a nível mundial;
- Perspectivas de financiamento aos Estados Membros, mediante a definição do acordo de financiamento entre a ITSO e a Intelsat, para o exercício de 2023 da ITSO;
- Participação nas discussões a volta da proposta apresentada pela Comissão Federal de Comunicações dos EUA, sobre a regulamentação do uso dos serviços de banda larga sem fio até 280 MHz de frequências na Banda-C (3,7 – 4,2 GHz), que poderá afectar a recepção do ANGOSAT-2 nas bandas de recepção dos 3.694 – 4.166 MHz.
A delegação angolana foi chefiada pelo secretário de Estado para as Telecomunicações, Eng. Mário Oliveira, e inclui o Director Geral do Gabinete de Gestão do Programa Espacial, Dr. Zolana João, e o segundo secretário da Embaixada de Angola nos EUA, Nkruman Bernardo.
A Organização Internacional de Telecomunicações por Satélite (ITSO) é um órgão intergovernamental, responsável por supervisionar as obrigações de protecção dos serviços públicos internacionais de telecomunicações. A ITSO tem a sua sede na capital dos EUA, Washington D.C., e conta actualmente com 149 Estados Membros.
Já assistiu aos nossos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal clicando aqui !!!