428
Decorre nesta altura a segunda-edição do The Vertical Congress 2025, o principal evento do agregador tecnológico Redington realizado em Angola pelo seu parceiro-chave, a Real Distribution, em parceria com o Portal de T.I.
Procedeu à sessão de abertura do evento a directora adjunta para a Área Técnica do Instituto de Modernização Administrativa (IMA), Alfonsina Cassongo, que apresentou o potencial da Agenda de Transição Digital da Administração Pública, destinada a melhorar a acessibilidade e rapidez nos serviços públicos e interligar as instituições para um funcionamento coordenado, transparente e eficiente.
Durante a sua intervenção, a responsável recordou que o modelo de referência adoptado por Angola para o governo digital considera quatros pilares de sustentação: governança das tecnologias de informação e comunicação, arquitectura tecnológica, segurança da informação e provedores de infra-estrutura tecnológica.
Neste quadro, prosseguiu, o modelo angolano para o governo digital considera as relações existentes nos contextos externo e interno.
A nível externo, o modelo tem o seu foco no cidadão, visando a eficácia e a qualidade dos serviços públicos, estímulo ao desenvolvimento da sociedade da informação e inclusão digital. No contexto interno, o modelo dirige o seu foco na gestão da administração pública, visando a desburocratização, transparência, desintermediação e eficiência operacional.
Desta forma, refere, o modelo angolano para o governo digital considera a tecnologia como o indutor e catalisador do processo de transformação do governo, na medida em que identifica e discute os meios através dos quais os serviços públicos podem ser oferecidos aos cidadãos e trata as questões ligadas ao relacionamento entre entidades governamentais e não governamentais.
O The Vertical Congress reúne líderes empresariais, especialistas e instituições do sector das telecomunicações e tecnologias da informação e comunicação. Nesta edição, o evento dedica especial atenção aos sectores bancário, petrolífero, telecomunicações, seguros e ao sector governamental, para gerar oportunidades e fortalecer conexões estratégicas entre profissionais e empresas.