Angola ganha mestres em Serviços e Aplicações Espaciais

Luanda- Após 14 meses de formação na ISAE-SUPAERO, em Toulouse – França, os técnicos do GGPEN, Joana Caetano e Gilson dos Santos, concluíram mestrado em Serviços e Aplicações Espaciais (SPAPS).

Chegados ao país, os especialistas viram a via aberta para contribuírem com “todo saber” na construção de soluções espaciais que apoiem o desenvolvimento nacional e bem-estar da população, proposta feita pelo Ministro na cerimónia de recepção.

Joana Caetano formou-se na área de Planeamento de Voo do MCC – Centro de Controlo e Missão de Satélites, na Funda, em Luanda. Frequentou estágio curricular e apresentou a dissertação sob o tema “Denoising e Demosaicing em Imagens de Alta Resolução com Deep Learning.”

Já Gilson dos Santos estudou direcção de voo para o turno do MCC. Frequentou estágio curricular e apresentou a sua dissertação sob o tema “Interligação em RF entre Satélites Geoestacionários e não Geoestacionários”.

O referido programa de mestrado teve como requisitos as seguintes habilidades fortemente valorizados, designadamente: Matemática, Programação em Python e em C++, Matlab, Inglês e Francês e Gestão de Projectos.

O programa de mestrado avançado sobre SPAPS (Serviços e Aplicações Espaciais) é fruto da parceria entre o Ministério das Telecomunicações e Tecnologias de Informação (MTTI) e os parceiros envolvidos na construção do satélite Angosat-2, nomeadamente, a Energia e a Airbus Defence and Space.

Esta formação tem um teor intrínseco ao mercado de trabalho da indústria espacial, no que tange às técnicas para o desenvolvimento de aplicações e fornecimento de serviços, albergando também a componente legal e comercial do negócio de satélites.

Na segunda etapa do programa curricular, os mesmos realizaram estágios profissionais na empresa de aviação e missões espaciais Airbus, onde desenvolveram e defenderam os seus projectos.

Para além dos sete meses de aulas teóricas/práticas, o programa curricular, que teve o seu início em setembro de 2018, teve ainda outros sete meses de estágio profissional.

 

Fonte: MTTI

 

Já assistiu aos nossos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal clicando aqui  !!!

Partilhar artigo:

Versao3 - Cópia

Somos um portal de notícias, voltado às tecnologias de informação e inovação tecnológica. Informamos com Rigor, Objectividade e Imparcialidade. Primamos pela qualidade, oferecendo aos nossos leitores, a inclusão tecnológica e a literacia digital

+(244) 930747817

info@pti.ao | redaccao@pti.ao

Mais Lidas

Últimos Artigos

Desenvolvido Por SP Media