Os serviços consulares de Angola contam a partir deste mês com um novo Sistema Geral de Gestão Consular (SIGGEC), para assegurar maior integração e interoperabilidade dos serviços consulares e garantir a segurança da informação produzida pelas Missões Diplomáticas e Consulares (MDCs) numa infra-estrutura tecnológica nacional e centralizada.
O novo sistema, desenvolvido pelo Instituto de Modernização Administrativa (IMA) e disponibilizado pelo Instituto das Comunidades Angolanas no Exterior e Serviços Consulares (ICAESC), começou a ser implementado no dia 23 do corrente mês e este processo vai estender-se até o dia 14 de Julho próximo. Entre as instituições abrangidas nesta fase estão os Consulados Gerais de Angola em Lisboa, Porto, Joanesburgo, Cape Town, Pretória e Dubai.
Em um comunicado dirigido à nossa redacção, o IMA destaca que a implementação do SIGGEC “visa eliminar a dependência de sistemas tecnológicos fragmentados no processo de gestão consular, assegurando, assim, a soberania digital de Angola”.
A implementação deste sistema vai também incidir na padronização de certos procedimentos em todas as Missões Diplomáticas e Consulares, incluindo a padronização do modelo de Cartão Consular, bem como a uniformização dos portais institucionais destes órgãos, como parte integrante do SIGGEC. Segundo o IMA, este processo vai conferir autonomia na gestão interna desses portais e padronizar a identidade digital do portal do governo angolano.
O novo Sistema Geral de Gestão Consular está alinhado à Agenda para a Transição Digital da Administração Pública do país, a qual, realça o IMA, busca modernizar os serviços públicos, promover a interoperabilidade dos sistemas da administração pública, simplificar procedimentos e melhorar a qualidade e prestação dos serviços públicos.