O Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social (MINTTICS), por meio da empresa francesa Airbus Defence and Space, vai construir o primeiro “Satélite de Observação da Terra” angolano, designado por ANGEO-1. O contrato para a construção do mesmo surge em decorrência da visita oficial do Presidente francês, Emmanuel Macron, a Angola.
De acordo com o Jornal de Angola, o ANGEO-1 terá um alto desempenho, que permitirá o desenvolvimento de aplicações e soluções para estimar a produtividade agrícola, o monitoramento de desflorestação, a monitorização de obras de construção, a monitorização e detecção de navios e derrames de petróleo.
Com a construção e entrada em funcionamento do satélite a ser construído na República da França, no âmbito da cooperação firmada entre os dois governos, refere o diário, será possível contribuir fortemente para o desenvolvimento das infra-estruturas, mapeamento de recursos naturais, vigilância marítima, incluindo a pesca, agricultura e o censo populacional.
Para o MINTTICS, a construção deste satélite poderá posicionar Angola como uma potência líder no domínio espacial e, consequentemente, ajudar o país a alcançar o desenvolvimento em muitos sectores, a melhorar a vida dos cidadãos angolanos, assim como diversificar a economia nacional.
Desta forma, o ANGEO-1 possibilitará igualmente que Angola continue a desenvolver ferramentas de apoio baseadas no espaço, aumentando assim a compreensão das origens e os impactos das mudanças climáticas nos vários domínios da sociedade.
Já assistiu aos nossos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal clicando aqui !!!