O Banco Nacional de Angola (BNA) fez saber na passada quarta-feira (09), por meio de um comunicado, que tem vindo a verificar filas longas e grandes aglomerações de pessoas junto dos balcões dos bancos comerciais e das caixas automáticas (ATM), que neste período da pandemia Covid-19 deviam ser evitados.
O referido comunicado considera que existem outras opções para a realização de pagamentos de compras e serviços, transferências e consultas de saldos que não requerem uma ida ao balcão de um banco comercial ou a um ATM, e que oferecem maior comodidade e segurança aos clientes bancários. O Banco Nacional de Angola vem aconselhar a utilização preferencial desses meios alternativos, nomeadamente o cartão Multicaixa, o Multicaixa Express bem como as soluções de internet e mobile banking dos bancos comerciais.
Por outro lado, o Banco Nacional de Angola recomenda aos clientes bancários que:
- Contactem o seu banco comercial para conhecer as soluções que este oferece para a consulta de saldos, realização de transferências e pagamentos para a compra de bens e serviços;
- Solicitem a emissão de um cartão Multicaixa ao seu banco comercial se ainda não forem titulares de um desses cartões, devendo utiliza-lo na compra de bens e serviços nas lojas, em alternativa ao numerário;
- Considerem aderir à aplicação Multicaixa Express (MCX Express), que lhes permite, através do seu telemóvel, pagar serviços e compras, incluindo água, luz, televisão, internet, carregar o telemóvel, consultar o saldo e movimentos, fazer transferências e pedidos de levantamento sem cartão.
O comunicado refere ainda que, com a utilização preferencial das alternativas citadas, os clientes bancários poderão evitar as idas aos balcões dos bancos comerciais e aos ATMs para o levantamento de numerário, transferências, pagamento de serviços e consulta de saldos, e ao mesmo tempo garantir maior segurança e comodidade na realização das suas operações bancárias.
Já assistiu aos nossos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal clicando aqui !!!