Bureau: trazemos para Angola o estado da arte em tecnologias de partilha e análise de dados, segurança e privacidade

Bureau: trazemos para Angola o estado da arte em tecnologias de partilha e análise de dados, segurança e privacidade

O Bureau Central Privado de Informação de Crédito, S.A (Bureau.ao) é a primeira Central de Informação de Crédito a ser licenciada pela Agência de Protecção de Dados (APD), para gerir um extenso banco de dados, que incluirá todo o histórico de pagamentos relevantes dos consumidores angolanos, com o objectivo principal de analisar os hábitos de consumo e consequentemente melhorar as decisões na concessão de crédito.

Interagimos, por correspondência, com o director executivo do Bureau, Cristiano Monnerat, para ajudar-nos a compreender o modelo de negócio da empresa, a sua visão sobre a concessão de créditos e políticas para a sua simplificação, protecção de dados, bem como as parcerias com que a empresa conta para garantir a segurança dos dados de milhões de angolanos e não só.

Portal de T.I (PTI) Em termos práticos, como o Bureau pretende melhorar a concessão de créditos em Angola?

Cristiano Monnerat (CM) – Bureau é uma empresa de alta tecnologia que gere uma robusta base de dados históricos, relaciona os diferentes comportamentos e gera estudos precisos sobre o perfil de crédito de pessoas e empresas. Desta forma, o Bureau oferece transparência na relação entre o credor e o tomador de crédito. E esta transparência permite que as instituições que concedem crédito conheçam melhor o seu futuro cliente, e consequentemente possam gerar uma oferta adequada para o seu perfil.

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O Bureau estará a gerir um repositório centralizado de informações sobre o histórico de crédito de pessoas singulares e colectivas. Bancos e outras instituições enviarão periodicamente ao Bureau os dados dos seus clientes (tomadores de crédito), e o Bureau, por sua vez, usará estas informações para criar relatórios e scores (pontuações) que serão consultados pelos credores em processos de análise de novos créditos.

Ao acessar os relatórios emitidos pelo Bureau as instituições avaliam o perfil de risco de cada tomador em potencial e tomam as suas próprias decisões. Por exemplo, quando uma pessoa solicita um novo empréstimo ou cartão de crédito, uma empresa assinante usará as informações constantes no relatório para, com base nos seus próprios critérios de risco, determinar se deve emprestar o dinheiro e em que condições (qual o valor, a que prazo, a que taxa, etc.).

O propósito do Bureau é dar subsídios para melhorar as decisões na concessão de crédito e permitir uma melhor gestão do risco, proporcionando uma melhora no ambiente de negócios e contribuindo para o crescimento da economia do país, através da expansão do mercado de crédito, da redução do crédito malparado e da diminuição das taxas de juros.

PTI – De que forma as empresas podem alavancar os seus resultados trabalhando com o Bureau?

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CM – A ampliação e massificação do crédito será a fronteira de negócios que tanto impactará positivamente o desenvolvimento económico de Angola como alavancará os resultados das instituições que melhor se posicionarem perante a este movimento.

A função do Bureau neste contexto será gerir uma extensa base de dados que incluirá o histórico de crédito dos consumidores angolanos, com o objectivo principal de analisar seus hábitos de consumo e pagamento e prover soluções que melhorem a gestão de riscos e as decisões de negócio por parte das empresas e concessores de crédito. Esta contribuição essencial para o ambiente económico ocorre por meio de uma combinação de acesso à dados e utilização intensiva de inteligência analítica.

Ao desenvolver e aplicar metodologias de modelagem preditiva, como as pontuações de crédito, aos dados provenientes dos diferentes sectores, avaliaremos com elevado grau de precisão a probabilidade de inadimplência dos consumidores em diferentes contextos de negócio, permitindo aos assinantes que optimizem as suas estratégias de precificação, segmentações de perfil comportamental e controlo da relação entre risco e retorno, bem como que inovem através de novas abordagens e produtos e serviços, atraindo e fidelizando os seus respectivos clientes.

PTI – Sendo a primeira Central de Informação de Crédito licenciada em Angola, que medidas o Bureau pretende implementar para impulsionar e simplificar a concessão de créditos em Angola?

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CM – O Bureau traz o que há de melhor em tecnologia, tem uma equipe competente e renomada, dados abrangentes e simplicidade, para facilitar o desenvolvimento do ambiente de crédito. Por isso, o Bureau facilita muito o processo de troca de informações, pois integra todos os provedores de dados e assinantes, aqueles que alimentam o banco de dados e consultam os relatórios, através de tecnologia de ponta e processos que são muito sofisticados, mas que possuem uma interface simples e amigável para todos os entes.

O Bureau trata milhares de informações através de seus modelos analíticos e exibe o resultado desta análise em relatórios de fácil compreensão. A isso, alia-se a abrangência das informações, pois quem concede crédito tem, pela primeira vez, o conhecimento das operações realizadas por quem pretende obter um novo crédito, desde seu relacionamento com uma empresa de serviços (água, energia) até um grande banco. Sendo assim, todos os elementos colaboram para a simplificação e para o crescimento da concessão de crédito em Angola.

PTI – O licenciamento do Bureau pela APD põe a vossa disposição um extenso banco de dados, que incluirá todo o histórico de pagamentos relevantes dos consumidores angolanos. A questão é: como o Bureau vai garantir a segurança de todos esses dados?

CM – O Bureau traz para Angola uma expertise em processos de segurança e uma plataforma tecnológica já testadas e validadas em mais de 30 países que, por sua vez, também contam com rígidas práticas e arcabouços regulatórios consistentes aplicados ao controle, à segurança e à privacidade. Dominamos e ajudamos a disseminar as melhores práticas de governança e qualidade de dados.

Além disso, somos regulados directamente pela APD, cuja análise, aprovação para funcionamento e acompanhamento constante das actividades em operação evidenciam o maior grau de relevância deste tema em todos os nossos contextos.

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De maneira alinhada às exigências regulatórias e à nossa filosofia de trabalho, contamos na nossa estrutura com a actuação de um Data Protection Officer (DPO), que responde directamente ao board da instituição e cuja função é inteiramente voltada aos processos de qualidade, segurança e privacidade dos dados.

PTI – Com que parceiros nacionais e internacionais o Bureau conta para garantir a segurança e a privacidade dos dados?

Contamos com expertise própria e de parceiros estratégicos com actuação global, e trazemos para Angola o estado da arte em tecnologias de partilha e análise de dados, segurança e privacidade da informação.

Dentre estes parceiros destaca-se a CreditInfo, provedora líder em serviços de informações de crédito e soluções de gestão de risco em todo o mundo, com mais de 20 anos de experiência em mais de 30 agências de crédito distribuídas por 4 continentes, está estabelecida em mercados maduros e emergentes, contribuindo de forma tangível para o crescimento e fortalecimento destas economias.

 

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