Startup

Conversas 4.0: Open Inovation – desafios e oportunidades para empresas tradicionais

A edição do programa conversas 4.0 desta terça-feira (31) abriu um diálogo disruptivo a volta dos desafios e oportunidades que traz a Open Inovation (inovação aberta). O painel contou com a participação de Joelson Bartolomeu, Director de Inovação na Unitel e Rui Marte, Gestor de Projectos e Mestre em Inovação.

No início da conversa, o moderador, Edilson Almeida, deu a conhecer que a Open Inovation é um modelo de inovação mais descentralizado de negócios, onde as empresas estão dispostas a criar ecossistemas com soluções inovadoras para os seus projectos, gerando valor à empresa e à sociedade.

Joelson Bartolomeu revelou que, este modelo de inovação existe há mais de 20 anos e é sustentado pela tese de que as empresas não podem ter todos os profissionais do mundo e, por esse motivo, abrem-se à Open Inovation para se permitirem crescer. Acrescentou ainda que, a operacionalização da Open Inovation dá-se com a subcontratação de startups.

” Um modelo de inovação aberta possibilita a integração, explora a inteligência colectiva, bem como descentraliza o poder de pensamento”, referiu.

Além desses factores, Joelson frisou também que a Open Inovation valoriza pequenos projectos, empreendedores, gera desenvolvimento social e permite a cooperação entre startups.

Por seu lado, Rui Marte reconheceu a existência de departamentos de inovação a nível das empresas nacionais, sobretudo na banca e seguros, visto que as seguradoras melhoraram o seu modelo de negócio através da transformação digital.

Empresas como Unitel, Total, BAI e instituições estatais foram alguns exemplos citados ao longo do debate por aceitarem a Open Inovation, dando a certas startups a oportunidade de aplicarem as suas ideias inovadoras para o crescimento económico e à minimização dos problemas sociais.

Modelos de negócios como Tupuca, Appy Saúde, BayQi, Kubinga, Roque Online, Sócia e muitas outras, são startups que hoje geram lucros e contribuem para melhoria dos problemas das comunidades.

No final do debate, Edilson Almeida mostrou interesse em abordar sobre como a Open Inovation possibilita o resgate de talentos dos trabalhadores dentro de uma empresa.

Conversas 4.0 é um programa radiofónico da Luanda Antena Comercial (LAC), que promove um ambiente de diálogo com especialistas dos mais variados sectores com conhecimento das TIC. O programa vai ao ar todas as terças-feiras, às 10 horas, sob moderação de Edilson Almeida.

 

Já assistiu aos nossos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal clicando aqui  !!!

Ferreira Manuel

Ferreira Manuel é um redactor web em ascensão, no Portal de T.I, residente em Luanda, Angola. É estudante de Comunicação Social e entusiasta das criptomoedas e da tecnologia blockchain.

Itens Relacionados