Indra vai equipar Aeroporto Internacional de Mbanza Congo com tecnologia de ponta

A Indra, empresa espanhola de tecnologia e consultoria, obteve um contrato avaliado em 12,5 milhões de euros (cerca de 6,4 mil milhões de kwanzas) para equipar o Aeroporto Internacional Nimi A Lukeni, em Mbanza Congo, na província do Zaire, com os sistemas terrestres e aéreos necessários ao seu funcionamento. O contrato engloba a instalação de sistemas operacionais, de comunicação, de segurança e de torre de controlo, bem como sistemas de check-in e embarque.

Segundo avança a Rede de Controlo de Tráfego Aéreo no seu site, para os sistemas operacionais, a tecnológica espanhola utilizará soluções próprias como AODB-InBase, RMS-InUse, e FIDS-InFlight, que actuam na recolha de dados sobre planos de voo, gestão da alocação dos recursos do aeroporto e fornecimento de informações aos passageiros.

Os sistemas de comunicação da infra-estrutura serão equipados com redes de dados, de telefonia, Wi-Fi e tetra. Já os mecanismos de segurança deverão incluir sistemas de vigilância por vídeo em circuito fechado de televisão (CCTV), controlo de acesso, raio-x, segurança perimetral, sistema de sonorização e controlo de estacionamento.

new_cognito

O site avança igualmente que, para a gestão do espaço aéreo, a Indra vai implementar a sua tecnologia “ManagAir”, bem como os sistemas de pouso “ILS”, sistemas de auxílio à navegação aérea “DVOR”, sistemas de torre e consolas de controlo, sistema de gestão de mensagens aeronáuticas “AMHS” e o sistema de comunicação “SCV” que integra todas as comunicações de rádio, solo-ar, terra-terra e sistemas de gravação.

“Graças a todo este equipamento de última geração e ao facto de ter uma pista para aviões de grande porte, o aeroporto de Mbanza Congo deverá servir de apoio em caso de qualquer contingência para o aeroporto na capital, Luanda, que dista cerca de 450 quilómetros. O novo aeroporto juntar-se-á aos de Luanda, Catumbela e Lubango, que a Indra já equipou com as suas soluções, tornando a implementação mais fácil, rápida e eficiente e criando uma rede altamente digitalizada no país”, comentou Berta Barrero, administradora delegada dos Negócio de Mobilidade da Indra.

Estimado em 89,9 mil milhões de kwanzas, a construção do Aeroporto Internacional Nimi A Lukeni foi iniciado em Dezembro de 2021, na comuna do Nkiende II, a 34 quilómetros da cidade de Mbanza Congo, como uma das condições da UNESCO após a elevação da cidade de Mbanza Congo ao estatuto de Património Cultural da Humanidade, em 2017. A infra-estrutura terá uma pista de 3.500 metros de comprimento e 45 de largura, capaz de operar aeronaves do tipo Boeing 777-300ER, uma torre de controlo de 35,64 metros e deverá receber anualmente 2 mil passageiros.

 

new_cognito

Já assistiu aos nossos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal clicando aqui  !!!

Partilhar artigo:

Versao3 - Cópia

Somos um portal de notícias, voltado às tecnologias de informação e inovação tecnológica. Informamos com Rigor, Objectividade e Imparcialidade. Primamos pela qualidade, oferecendo aos nossos leitores, a inclusão tecnológica e a literacia digital

+(244) 930747817

info@pti.ao | redaccao@pti.ao

Mais Lidas

Últimos Artigos

Desenvolvido Por SP Media