O Instituto Nacional de Fomento da Sociedade da Informação (INFOSI) anunciou na última semana que vai vender às empresas privadas os direitos de revenda do domínio “.ao”, tornando-os revendedores oficiais autorizados.
“Vamos licenciar, pela primeira vez, empresas homologadas pelo INFOSI para exercerem a actividade plena de revendedores oficiais autorizados de domínios com sufixo .ao”, declarou director geral do INFOSI, André Pedro.
A pronunciamento foi feito na passada sexta-feira (28), durante a apresentação da nova plataforma de registos de domínios “.ao”, que agora torna possível para qualquer cidadão ou empresa, verificar em tempo real o número exacto de domínios licenciados, activos e alojados em Angola.
Cedência de responsabilidades
Durante a sua intervenção, André Pedro esclareceu que apenas as empresas oficiais autorizadas vão poder fazer a comercialização do domínio, num valor de 10 mil kwanzas por ano. Segundo o responsável, “aqueles que já têm as contas criadas, vão permanecer, porém, com uma única funcionalidade que é a renovação do domínio”.
O director geral do INFOSI recordou também que, até então, a instituição era a responsável pela gestão da página do domínio “.ao”, doravante, explicou, ao INFOSI caberá apenas a supervisão do domínio “.ao”, deixando ao sector privado a responsabilidade pela venda do mesmo.
“Estas funcionalidades são entregues ao ramo privado, no sentido de dinamizar melhor o sector da presença digital das empresas angolanas no espaço cibernético”, referiu.